Entre os dias 26 e 30 de Junho, 19 jovens de Lousada, que frequentam o 10.º ano, tiveram a oportunidade de ter um primeiro contacto com o mercado de trabalho, experimentando áreas como engenharia informática e electrotécnica, veterinária, fisioterapia, enfermagem, personal trainer, bombeiro, terapia da fala, contabilidade, design de moda e de calçado, cabeleireiro ou advocacia.

A iniciativa, designada “Férias Activas”, foi promovida pela Câmara Municipal de Lousada no âmbito do projecto “Orienta-te e Segue”, do programa DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade.

“Durante estes dias os jovens tiveram a oportunidade de acompanhar um profissional nas suas funções e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo o contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área da sua preferência”, defende a autarquia em nota de imprensa.

“Esta acção foi um contributo para ajudar os alunos na sua orientação vocacional/profissional, permitindo-lhes experimentar o mundo real do trabalho, nomeadamente aspectos como a pontualidade, assiduidade, responsabilidade”, acredita o vereador da Educação, António Augusto Silva, fazendo um balanço positivo da iniciativa e falando já de um alargamento a um maior número de alunos no próximo ano.

As “Férias Activas” representam um projecto experimental, tendo como destinatários um grupo restrito de jovens que frequentaram o 10.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Lousada.