Chama-se “O Ecoponto em sua casa” e é um projeto de recolha seletiva porta a porta, que está a ser implementado em Penafiel e que vai abranger 1250 moradias.

Realizado ao abrigo de uma candidatura da Ambisousa, através do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a autarquia, com o pelouro do Ambiente e a Junta de Freguesia de Penafiel, estão a concretizar este projeto piloto que vai abranger materiais como papel/cartão, embalagens e vidro e produtores domésticos.

“O Ecoponto em sua casa” vai disponibilizar três contentores, para a separação dos resíduos, sendo que numa primeira fase, vai estar disponível apenas para habitações localizadas na freguesia de Penafiel, o que não incluei prédios, só moradias familiares, com espaço para os contentores.

“É vantajoso e inovador para facilitar e promover a separação e reciclagem dos resíduos e reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados”, explica o município.

Neste âmbito, a ideia passa por “aumentar a quantidade e qualidade dos materiais recolhidos”, diminuindo “os resíduos indiferenciados”, para elencar “com os objetivos nacionais de aumento das retomas de recolha seletiva e para o aumento da preparação para a reutilização e reciclagem”.

A iniciativa surge associada ao Dia Mundial do Meio Ambiente que, de uma forma geral, “vai facilitar o processo de separação e preparação dos resíduos, promover a reciclagem e reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados”, frisa a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel e presidente da Ambisousa, Antonino de Sousa, acredita que esta experiência “vai ser um sucesso”, porque vai contribuir para “aumentar a quantidade e qualidade dos materiais recolhidos”, o que vai “facilitar a reciclagem e reutilização dos resíduos, e, sobretudo, ajudar a reduzir significativamente a deposição de resíduos urbanos em aterro”.

Nesta primeira fase, há um número de habitações referenciadas, mas a ideia é que, no futuro, “seja alargado a todo o concelho e chegue a mais munícipes.”

Nesta fase, os fogos referenciados estão a ser visitados por equipas da Ambisousa que pretendem sensibilizar a população para esta questão ambiental. Depois, vão ser disponibilizados três contentores, de 120 litros, onde será feita a deposição seletiva dos materiais.

Mais tarde, nos dias indicados no calendário de recolhas, os munícipes terão que colocar os contentores à porta das suas casas para que a viatura da Ambisousa proceda à recolha dos respetivos resíduos.

Os munícipes a participar neste projeto assinam um termo de aceitação, garantindo a participação de acordo com as instruções recebidas.