O dia do jantar de Natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, foi o escolhido para que 11 novos elementos da escola de formação 2013/2015 fizessem o juramento de bandeira. A cerimónia, em que foram impostas as insígnias e atribuídos os capacetes aos novos bombeiros, decorreu na sexta-feira. A corporação conta agora com 93 bombeiros no corpo activo.

 

“Fechamos o ano com dívida zero”

“Há já nova turma em formação com mais 25 elementos que vêm da escola de infantes e cadetes e que vão ‘alimentando’ o corpo activo”, explica o comandante dos Bombeiros de Paredes, José Luís Morais. “O futuro está garantido”, acrescenta, dizendo que a “corporação está bem e recomenda-se”.

Em termos de equipamentos, a instituição também está bem servida. Falta a muito ansiada auto-escada para combate de incêndios urbanos. “Vamos continuar a lutar. Existe a garantia da direcção que, independentemente do apoio ou não do Estado, ela vai vir antes de terminar o mandato”, adiantou o comandante.

Em dia de festa, o presidente da direcção da associação humanitária, Mário Sousa, disse, com visível orgulho, que a instituição tem uma situação financeira equilibrada e sustentada. “Fechamos o ano com dívida zero. E voltamos a gratificar os nossos 17 assalariados.”, garantiu. E isto sem deixar de investir. Segundo o dirigente, entre 2002 e 2014 a associação investiu mais de 1,7 milhões de euros em obras de ampliação e remodelação do quartel, viaturas e fardamento. “Ainda recentemente terminaram as obras de remodelação dos balneários, um investimento de 30 mil euros para melhorar as condições”, referiu.

Depois da cerimónia de juramento de bandeira, seguiu-se um jantar com mais de 100 pessoas.