Foto: Abraçar Paredes

A banda Xutos & Pontapés e a cantora Mariza são os cabeças-de-cartaz das Festas em Honra do Divino Salvador, conhecidas por Festas da Cidade de Paredes, que se realizam de 7 a 17 de Julho.

Com um cartaz musical diversificado, com música para diferentes faixas etárias, os Xutos & Pontapés actuam no dia 15, no palco das Festas da cidade de Paredes, estando o espectáculo de Mariza, a última artista a passar pelo palco no Parque da cidade de Paredes, agendado para dia 16. O cartaz conta, também, com nomes conhecidos da música portuguesa como Quim Barreiros, Santa Maria que actuam no dia 13 e 14, respectivamente.

O presidente da Abraçar Paredes, entidade responsável pela organização, destacou ao Verdadeiro Olhar que o programa deste ano excede os anteriores e tem um orçamento a passar os 200 mil euros.

“No ano transacto fizemos as festas com um orçamento de 130 mil euros, mas este ano já ultrapassamos os 200 mil euros. Obviamente contamos com o apoio de várias instituições, da Câmara de Paredes, empresas do município e da Junta de Freguesia de Paredes”, disse Daniel Moreira, mostrando-se expectante que as festas vão atingir o número recorde de 250 mil visitantes.

Falando do programa, Daniel Moreira destacou que além dos artistas principais, o cartaz vai repetir a iniciativa “Silent Party”, que no ano transacto foi um “sucesso”, e vai contar com as presenças do Conservatório de Música, Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, um festival de ranchos só com grupos etnográficos do concelho e uma arruada de grupos de bombos.

O responsável pela Abraçar Paredes ressalvou, também, que as Festas em Honra do Divino Salvador vão integrar, pela primeira vez, uma ópera infantil, na terça-feira, dia 11, uma novidade no programa e que promete mobilizar muito público.

Quanto à procissão do Divino Salvador, Daniel Moreira referiu que o figurino vai ser o mesmo, com 24 andores de todas as paróquias do concelho.

Referindo-se às tradicionais marchas luminosas, o responsável da Abraçar Paredes frisou que existem vários temas que vão estar em destaque, desde a juventude à Rota do Românico, entre outros. O desfile das marchas irá percorrer as principais artérias da cidade e conta com a presença de carros alegóricos, escolas de sambas e grupos de bombos.

“Pretendemos acima de tudo, que o cartaz vá ao encontro dos gostos de todos e honrar os pergaminhos e a tradição da Festa em Honra do Divino Salvador”, acrescentou.