São já 30 os idosos que estão a ser acompanhados pela “Voz Amiga”, uma linha criada pela Câmara Municipal que visa prestar apoio psicológico gratuito à comunidade sénior do concelho.

Uma equipa de cinco psicólogas do municípios estão a procurar “minimizar o isolamento dos idosos que frequentavam os centros de dia e que, agora, permanecem nas suas residências por força da pandemia”, adianta nota de imprensa, com recurso a chamadas telefónicas diárias.

O contacto telefónico do projecto ‘Apoio Psicológico / Voz Amiga’ é o 966245525 e cerca de 30 idosos já receberam acompanhamento psicológico esta semana, tendo sido inscritos pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social. “Mas qualquer pessoa que pretenda apoio psicológico pode usufruir do serviço”, refere o município.

O apoio acontece sobretudo via telefone, mas está previsto apoio presencial, “em casos especiais”.

A Câmara de Paredes lembra que, a par deste projecto, existe o de Teleassistência – para pessoas com mais de 60 anos que são suficientemente autónomos para viverem sós, que querem preservar a sua autonomia ou que não têm família -, através do qual são acompanhados 47 idosos, com contactos semanais.