Ainda me lembro dos natais em casa da minha avó materna. Para sobremesa havia sempre rabanadas e sopa seca. Sempre gostei de ambas, mas confesso que a sopa seca era a minha favorita. Por vezes a crosta tostava um bocadinho mais. Não era muito do meu agrado, mas outros haviam que se deliciavam com esse bocado, e eu, sinceramente, não me importava. Aliás, muitas foram as vezes em que me aproveitei dessa crosta e sem ninguém saber, levantava-a com muito jeitinho e metia a colher para ser o primeiro a provar lá de casa. Quente ou a escaldar, a sopa seca da minha avó era a melhor sopa seca do mundo!

Entretanto, largos anos depois, já casado e com 3 filhos, descobri que a minha mulher também faz uma ótima sopa seca. Não faz no alguidar, faz na caçarola, mas o resultado continua a ser delicioso. Ainda esta semana, a minha amiga Maria Guimarães mostrou-me uma sopa seca individual, feita numa caneca de barro. Estava com um especto tão delicioso que eu, que sou um mero apreciador, só de olhar para a foto, que segue em anexo, comecei a salivar! Conclusão, afinal, a sopa seca da minha avó tem companhia, e ainda bem!

A sopa seca de Valongo está na moda e para isso muito tem contribuído a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo. A confraria, organiza, anualmente, o concurso da melhor sopa seca e tem marcado presença, com este nosso doce, em vários eventos gastronómicos, destacando-se a sua participação em várias Escolas Superiores de Hotelaria e Turismo.

No seguimento deste trabalho e com o apoio do município de Valongo, a sopa seca de Valongo é um dos doces finalistas, do distrito do Porto, candidato a ser uma das 7 maravilhas doces do nosso país. Aquele que era o doce dos pobres, feito a partir de pão velho, ocupa hoje o lugar que merece e rivaliza à mesa com outros bem mais conhecidos, mas que, modéstia à parte, não carregam no seu sabor uma história de centenas de anos de uma terra que sempre esteve ligada ao pão.

Por tudo isto, convido-vos a votar na sopa seca de Valongo (760107077 – custo de 0,60€ + IVA). A votação para as 7 Maravilhas Doces de Portugal está aberta até ao dia 16 de julho, dia em que o doce será apresentado no programa da RTP:

Até lá, deixo a sugestão para que faça este doce típico de Valongo em sua casa. A receita pode encontrá-la no site da confraria, em: http://confrariadopaodaregueifaedobiscoitodevalongo.com/confraria/receitas/#1485697328137-a7c6cbf4-372e