Foto: Diocese do Porto

Já é conhecida a lista de personalidades e instituições que serão homenageados na sessão solene comemorativa do feriado municipal de Paredes, a 20 de Julho. A aprovação aconteceu esta manhã, em reunião de executivo.

Este ano, os condecorados com as Medalhas de Ouro do Município de Paredes são D. Vitorino Soares, natural de Penafiel que durante 25 anos foi pároco em Castelões de Cepeda e que é agora Bispo Auxiliar do Porto. Entre os distinguidos estão também, na área do desporto, António Sousa, ciclista campeão nacional de BTT por 21 vezes e com vários títulos internacionais, e na da cultura, a título póstumo, o maestro Vergílio Pereira, fundador da Banda de Música de Vilela, que completa este ano 160 anos de existência.

A Câmara de Paredes decidiu, este ano, homenagear profissionais que se destacaram pela luta contra a COVID-19, elegendo representantes de algumas áreas. Desde logo receberá a Medalha de Ouro a delegada de saúde, Maria de Fátima Marques, e a GNR de Lordelo e a GNR de Paredes, fundamentais para controlar os focos de pandemia, disse Alexandre Almeida.

O presidente da autarquia, referiu ainda que vão ser homenageados assistentes operacionais representantes de várias IPSS. “Muitos ficaram lá 15 dias seguidos para defender os idosos que são população de risco”, lembrou.

Serão assim distinguidos os assistentes operacionais da Associação de Apoio à 3ª Idade de S. Miguel de Beire, Associação Para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, Associação Para o Desenvolvimento Integral de Sobreira, Associação Para o Desenvolvimento de Rebordosa, Associação Social e Cultural de Louredo, Centro Social de Cete, Centro Social e Paroquial de Baltar, Centro Social e Paroquial de Recarei, Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Gandra, Centro Social e Paroquial de Vilela, Centro Socioeducativo e Profissional da Parteira, Irmandade da Misericórdia de Paredes, Obra de Assistência Social de Sobrosa e S. Pedro Centro Social da Sobreira.

Será também medalhado o restaurante Bobaque – Sociedade Hoteleira, de Gandra, fundado há mais de 27 anos, que vai representar todos os do concelho que se reinventaram nesta fase para manter a actividade, nomeadamente com o take-away, explicou o autarca. Da mesma forma foi escolhida para representar o comércio a “Casa Costa Neto” – António Augusto Branco da Costa, fundada em 1957.

Em representação dos feirantes, que também viram a sua vida interrompida, será distinguido António Jorge Leal de Sousa, de Gondalães, com mais de 30 anos de actividade.

Por fim, em nome dos carteiros, que muitas vezes foram a única companhia dos mais idosos isolados, recebe a Medalha Municipal Leôncio Ribeiro Leão, que assumiu a profissão por 34 anos.