Em menos de um ano, cerca de 1.287 artigos ganharam uma nova vida na casa de cerca de 360 pessoas, evitando o desperdício. São mais de 3.300 kg de objetos recuperados, que “em vez de se tornarem resíduos, voltaram a ser úteis – com história, com valor, com propósito”, avança a Lipor, acerca da iniciativa “Vendas de Garagem”, onde se podem encontrar “brinquedos para os filhos, utensílios de cozinha ou mobiliário com alma e com história”, diz a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
As categorias mais procuradas são “decoração, lazer, cozinha, artigos infantis”, ou seja, “tudo aquilo que pode continuar a fazer parte das nossas vidas, sem pesar no planeta”, porque “Reutilizar, Muda Tudo”.
Esta iniciativa insere-se na “estratégia da LIPOR de valorização da reutilização como prática essencial para uma sociedade mais sustentável. Ao mesmo tempo, oferece à comunidade a oportunidade única de adquirir bens úteis a preços acessíveis e com menor pegada ecológica”, lê-se na mesma nota.
Entretanto, ao longo deste ano há muitas outras edições estão previstas, sempre com artigos de segunda mão criteriosamente recuperados e prontos para continuar a sua história.
Para além de outros locais, há uma venda de garagem marcada para a próxima quarta-feira, dia 16 , das 9h00 até às 18h00, na LIPOR, na Rua das Macieiras, 780, em Ermesinde, Valongo.