O concelho de Valongo será o primeiro da Área Metropolitana do Porto a ter iluminação pública 100% LED.

Segundo comunicado da autarquia, o contrato assinado com a EDP permite ao município pagar um investimento de oito milhões de euros com as próprias poupanças, sem aumentar a despesa pública.

“Vamos voltar a iluminar todas as ruas do concelho e dar resposta a um dos maiores anseios da população, aumentando o sentimento de segurança na via pública, com uma solução inovadora, económica e mais amiga do ambiente”, afirmou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Cerca de 16 mil luminárias serão substituídas e a execução do contrato, que se estenderá por 16 anos, permitirá uma redução do consumo de energia em mais de 60% e uma poupança de 34% nos gastos da autarquia com iluminação, diz nota de imprensa.

As 4.754 luminárias que tinham sido desligadas voltarão a ser ligadas.

“Estima-se que a poupança ronde 4,2 milhões de kWh/ano, o que equivalerá a perto de 600 mil euros anuais”, salienta o município, acrescentando que além da redução da factura energética, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção e reduz as emissões de CO2, entre outros.