Valongo será palco da 2.ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT a 29 e 30 de Junho e 1 de Julho.

Neste evento serão apresentadas as principais iniciativas e mais de 60 projectos que juntam tecnologia à sustentabilidade, inclusão, educação e humanização, diz a organização do evento, o CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good e Centro Cidadania Digital, e a Câmara Municipal de Valongo.

Durante os três dias, em modo presencial, serão realizados “vários debates tendo a tecnologia, a inclusão digital e inovação social como temas principais, com destaque para os painéis ‘Cibersegurança e protecção de dados, ‘Reskilling para o Digital’, ‘Emergência Climática e Cidades Inteligentes’, ‘Serão as Tecnologias Emergentes um trunfo para a Inovação Social?’ e, ainda, um painel internacional da EU3Digital, para perceber como avançamos para um terceiro sector mais digitalizado”.

Entre os oradores estarão, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Valongo (José Manuel Ribeiro), o secretário de Estado da Educação (António Leite), a presidente INCoDe.2030 (Luísa Ribeiro Lopes), a deputada do Parlamento Europeu (Maria Manuel Leitão Marques), o presidente do Portugal Inovação Social (Filipe Almeida), o director executivo do CDI Portugal (João Baracho), e muitos representantes de várias empresas (Microsoft, IBM, Galp, REN, BNP Paribas, CEEIA, SAP, entre muitas outras), avança nota de imprensa.

Durante estes dias “serão ainda conhecidos os vencedores de várias iniciativas lançadas pelo Centro de Cidadania Digital de Valongo”, como os da 4.ª edição do Transforma TI – projecto em que os jovens criam soluções tecnológicas para resolverem problemas da comunidade -, da 2.ª edição do @tualiza-te – projecto em que os jovens recebem formação em marketing digital e ajudam comerciantes locais a fazerem a transição dos seus negócios para o digital -, e da 1.ª edição dos Cineastas 360 – projeto em que os jovens mostram um documentário que aborda uma problemática social em realidade virtual e aumentada.

Também se realiza “a maior competição nacional de aplicações criadas por jovens para resolverem problemas sociais” – o Apps for Good – com o Encontro Regional Norte na sua 8.ª edição, que vai escolher as 11 equipas que estarão no evento final marcado para o dia 20 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O programa completo está no site do evento. O Fórum Cultural Vallis Longus e a Casa do Conhecimento serão dois dos palcos.