Fotografia: Junta de Freguesia de Alfena

O 6.º Trail dos 4 Caminhos, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alfena e do Grupo 4 Caminhos e da Câmara de Valongo, foi um “sucesso” e contou com a adesão em grande número de atletas e da comunidade, informou o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares.

Segundo o autarca, a prova que decorreu no Parque Vale do Leça superou todas as expectativas que tinham sido traçadas inicialmente, registando um número significativo de atletas, cerca de mil, e a forte presença da comunidade local que uma vez mais correspondeu aos apelos lançados pela organização.

“Foi um fim-de-semana em grande, no sábado com o mini trail e os mais novos a aderirem em grande número e no domingo, o trail longo, a contar com atletas dos mais diversos localidades, numa iniciativa que deu a conhecer as belezas naturais da cidade e promoveu o concelho”, disse, salientando que a edição deste ano  teve, também, uma vertente solidária com um euros da inscrição nas provas de corrida trail longo e trail curto a reverterem para os Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

Depois de um fim-de-semana com várias actividades, Arnaldo Soares referiu, ainda, que Alfena vai continuar em festa recebendo já este fim-de-semana a 11.º concentração do Motoclube de Alfena com um programa diversificado de actividades e no dia 17, a cidade irá acolher mais um encontro dos clássicos.

Fotografia: Junta de Freguesia de Alfena

Além da vertente social, o autarca realçou, também, que a edição, deste ano, integrou uma vertente ecológica, com os participantes a transportarem um copo, uma caneca e garrafa para beber nos reabastecimentos.

“Este foi o meu primeiro trail, recomendo vivamente às pessoas que participem neste tipo de provas porque efectivamente proporcionam momentos únicos e são uma forma de promover o exercício e a actividade física”

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador do Desporto, Paulo Ferreira, que participou no trail de 13 quilómetros, na qualidade do atleta, realçou o trabalho realizada pela organização, a qualidade do traçado e mostrou-se satisfeito pela oportunidade de ter participado naquele que foi o seu primeiro trail.

“Este foi o meu primeiro trail, recomendo vivamente às pessoas que participem neste tipo de provas porque efectivamente proporcionam momentos únicos e são uma forma de promover o exercício e a actividade física”, disse, salientando que pretende continuar a fazer este tipo de provas e concluir os restantes trails que integram  os trilhos de Valongo (espécie de campeonato informal concelhio).

Falando do Trail 4 Caminhos, o autarca ressalvou que ao participar como atleta pretendeu, também,  promover os trilhos de Valongo, as Serras  do Parque do Porto e ficar a conhecer todo o processo do trail, assim como divulgar o Centro Trail de Valongo, um percurso acessível com um desnível propício à iniciação ao Trail Running.

Os atletas Fernando Lemos, do Gaia Trail e a atleta Alexandra Fernandes foram os vencedores do trail longo. José Rocha, dos Leões de Tardariz, e Tânia Costa, do Clube de Orientação do MInho arrecadaram a vitória no trail curto.

No escalão feminino, trail longo, na classificação geral, Alexandra Fernandes, individual, foi a primeira com o tempo de 02:45:35, seguida de Raquel Andrade, individual com o tempo de 02:55:46. Sara Ferreira, do Águias de Alvelos foi terceira.

No trail curto, na geral masculino o primeiro é José Rocha, dos Leões de Tardariz. Em femininos Tânia Covas Costa, do COM, é a líder da geral.

Refira-se que este evento integrou a Taça de Portugal de Trail ATRP, o Circuito Jovem ATRP e o Circuito dos Trilhos de Valongo, foi constituída por um trail longo de 24 quilómetros, um trail curto e uma caminhada de 12 quilómetros.