A edição de Natal do TOK’A MEXER Valongo tem como tema “Férias Artísticas À Descoberta de Valongo”. A iniciativa está prevista para a semana entre 21 e 30 de Dezembro e será, desta vez, a segunda edição, dedicada “às artes, tendo como pano de fundo a história de Valongo”.

Estas actividades decorrem em dois pólos, na Sala das Artes de Valongo e no Fórum Cultural de Ermesinde.

Está prevista a participação de um total de 40 crianças, 20 por pólo. O TOK’A MEXER destina-se a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos.

O preço, determinou a Câmara de Valongo, é de 37,80 euros para um turno de sete dias.

“O programa TOK’A MEXER VALONGO para além de ter como principal missão a conciliação entre a vida familiar e profissional das famílias, é também uma excelente oportunidade para formação integral das crianças, proporcionando-lhes a oportunidade do exercício e prática de diversas modalidades, constituindo, assim, um importante factor de desenvolvimento sócio-cultural”, refere a proposta aprovada em reunião de executivo. “Uma das mais-valias deste programa é ainda o facto de ser um veículo excelente de promoção da nossa identidade territorial e local, dando a conhecer em muitas actividades as nossas principais logomarcas como: o pão e a regueifa, a lousa, o brinquedo, as serras, o património religioso e os tão conhecidos e conceituados Bugios e Mourisqueiros”, salienta a mesma fonte.

Assim, estão previstas actividades para “descobrir Valongo” com o recurso a oficinas de teatro, cinema de animação, artes plásticas, dança e leitura de contos e escrita criativa, sendo que, no final da semana das férias, em cada um dos pólos, será feita a apresentação de um trabalho aos pais e mães.