Fotografia: Câmara de Valongo

O projecto Reciclar é Dar, uma iniciativa da Lipor em parceria com Câmara de Valongo ligada à recolha selectiva de lixo, já abrange mais de 10% da população do concelho.

Segundo a autarquia, o objectivo passa por atingir os 2.000 fogos, existindo na zona do Outeiro do Linho, em Valongo, perto de 500 fogos com este sistema de recolha e contando o município, angariar mais 400 fogos, na zona do Barreiro, em Alfena.

De acordo com o executivo municipal, a equipa do serviço de Higiene Urbana iniciou no passado dia 16 de Fevereiro a entrega de contentores (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados) em mais 30 novos aderentes e continuará nas próximas semanas.

Em simultâneo está a decorrer uma acção de sensibilização, apelando a uma correcta separação, informando sobre a periodicidade da recolha, sobre os procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais, já que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo.

Em 2018 recolheram-se perto de 350 toneladas de resíduos recicláveis (papel/cartão, embalagem e vidro) e perto de 120 toneladas de resíduos orgânicos, diz a autarquia.

Refira-se que o projecto Reciclar é Dar tem como mote a sensibilização, em zonas específicas dos municípios abrangidos pela Lipor.

Além do carácter ambiental, a campanha tem um cariz social, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos revertem a favor de instituições e/ou projectos sociais locais.