A magia, as cores e o encanto dos brinquedos de outros tempos é a proposta que a Câmara Municipal de Valongo volta a fazer em mais uma edição da ‘Festa do Brinquedo Tradicional’, que decorre de 21 a 25 de Setembro, no Parque Vale do Leça e no Centro Cultural de Alfena.

A autarquia volta a colocar este evento no cartaz municipal, como forma de “promover uma das principais marcas do concelho de Valongo”.

Em nota enviada aos jornalistas, a Câmara refere que, a edição deste ano, conta com mais dois dias e uma extensão ainda mais alargada, para receber milhares de pessoas de diferentes gerações, com a magia e o encanto dos brinquedos tradicionais”.

O evento, promovido em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, visa “preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, reforçando-se assim a estratégia de afirmação não só na região, mas também no país e no noroeste peninsular”.

A Parada Luminosa da Criança e do Brinquedo, com a participação das escolas do concelho, pelas 20h30 de quarta-feira, marca a abertura oficial da Festa do Brinquedo, que se prolonga até domingo.

Além dos stands e das exposições alusivas à temática do Brinquedo Tradicional Português, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de demonstrações de trabalho ao vivo, jogos tradicionais, teatro, dança, atividades desportivas, magia, gastronomia e espetáculos musicais para todos os gostos.

Bárbara Bandeira, Bispo, David Carreira e Mão Verde são os destaques da programação no palco principal.

Assim, esta festa é mais um contributo para “reforçar a estratégia de afirmação” de Valongo. E quer sejam “em madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos que se fabricaram e ainda fabricam, não só em Alfena, mas também em Ermesinde”, destacou José Manuel Ribeiro que recorda ainda que, e no âmbito da promoção desta logomarca, “já foram lançados livros e documentários com a chancela do município”, sendo que, no próximo ano, será inaugurada a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português. Este projecto, “mais do que recordar a história, pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras”.

E porque o brinquedo nos permite “socializar e sonhar”, ninguém vai ficar indiferente a esta grande festa que nos vai obrigar a deixar a playstation de lado, fazendo-nos embarcar numa viagem inesquecível até ao tempo dos nossos avós.

O programa pode ser consultado através do link: https://www.cm valongo.pt/descobrir/eventos/evento/festa-do-brinquedo-promete-muita-diversao

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here