Depois de terem sido divulgados, em Junho, os nomes dos seis vencedores da 4.ª edição do Transforma TI, durante o Switch to Innovation Summit, foram ontem entregues, na Câmara de Valongo, os prémios monetários às aplicações criadas.

Recorde-se que, este concurso, “permite aos jovens desenvolver ideias criativas, transformando-as em apps – soluções tecnológicas para smartphones ou tablet”. “O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia-a-dia e/ou que promova a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou ainda que ajude à resolução/minimização de um problema da comunidade de Valongo”, recorda a Câmara de Valongo, cujo autarca entregou os cheques aos vencedores.

Miguel Leal desenvolveu a app Aprender em Companhia que, com quizzes cativantes e opção de personalização dos mesmos, pretende incentivar o estudo diário de diferentes disciplinas e criar uma maior ligação entre os pequenos e graúdos. A Fenix, de Eduardo e Sílvia foi outra das aplicações vencedoras, tendo sido criada para facilitar a troca de bens, dando-lhes uma nova vida e promovendo a economia circular. Vera Mendes foi premiada por uma app, a Encontrapata que permite criar um perfil de animais abandonados ou perdidos, divulgando-os rapidamente junto da comunidade.

Já a Manual Digital, de Bernardo Almeida Cardoso, pretende ajudar quem quer aprender o código da estrada, enquanto a New Hikes, de Ricardo Louro, é uma app para todos os amantes de natureza e caminhadas que garante um maior acesso a locais de lazer, facilitando a identificação dos trilhos de Portugal. Foi ainda premiada a aplicação de Henrique Cunha, a Green Trash, que visa colocar à disposição itens que já não são utilizados, reduzindo o desperdício.

Os criadores das seis melhores soluções tecnológicas para smartphone ou tablet (apps) recebem um o prémio monetário no valor de 1.500 euros. E para participar “não é necessário saber programar”, já que “os jovens têm contacto com especialistas, possibilitando-lhes a experiência de empreendedores que concebem, desenvolvem e apresentam um produto ao mercado”, refere a autarquia.

Em breve, será lançada a próxima edição do Transforma TI. Este programa, é promovido pelo Município de Valongo e implementado pelo CDI Portugal, através do Centro de Cidadania Digital de Valongo, no âmbito do Projecto Switch to Innovation.