Valongo é um dos seis finalistas do prémio European Green Leaf 2022, juntamente com os municípios de Bistrita (Roménia), Gava (Espanha), Elsinore (Dinamarca), Treviso (Itália) e Winterswijk (Países Baixos), anunciou a Câmara Municipal.

Em nota de imprensa, a autarquia explica que o European Green Leaf Award é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a cidades e vilas em toda a Europa, com populações de 20.000 a 100.000 habitantes, “que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos”.

O vencedor será revelado no dia 9 de Setembro, na Finlândia. O município vencedor vai receber um prémio financeiro no valor de 200 mil euros para aplicar em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental, refere a autarquia de Valongo.

“Estamos muito orgulhosos por sermos finalistas deste importante galardão, condição que nos permite desde já integrar mais uma rede de partilha de conhecimento e de experiências – a European Green Leaf Network (EGLN), que também trará vantagens para o Parque das Serras do Porto bem como para a Associação Corredor do Rio Leça”, defende José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em nota de imprensa.