A Câmara Municipal de Valongo arrancou ontem, 9 de Janeiro, com a segunda edição do projecto de formação em suporte básico de vida a todos os alunos do 9º ano de escolaridade que frequentam as escolas do concelho de Valongo. No ano passado foram cerca de mil os jovens que participaram nesta aprendizagem.

A primeira formação em suporte básico de vida para os alunos, neste ano lectivo, realizou-se esta segunda-feira na Escola Básica Vallis Longus, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Conselho Português de Ressuscitação.

Para o presidente da Câmara de Valongo, formação em suporte básico de vida é uma das iniciativas “mais gratificantes do Plano de Ação do Projecto Educativo Municipal e insere-se na aposta de empoderamento de cidadãos”. “Todos os cidadãos devem ser capazes de reagir adequadamente em caso de emergência”, frisa o autarca, referindo que já houve casos em que os alunos formados no ano lectivo anterior utilizaram com sucesso estes ensinamentos para socorrer vítimas de acidente”.

Os cursos para os alunos são ministrados pelos docentes previamente formados, com a colaboração dos Enfermeiros de Saúde Escolar e com a supervisão do Conselho Português de Ressuscitação. Além do ensinamento das manobras de reanimação e da colocação de uma vítima de acidente ou doença em posição lateral de segurança, nestas aulas práticas os alunos aprendem também a lidar com situações de engasgamento/sufocação, a reconhecer os princípios do ataque cardíaco e a controlar hemorragias.