A Câmara Municipal de Valongo tem vindo a fazer um esforço de investimento na melhoria do acervo bibliográfico disponível nas bibliotecas do concelho, tendo adquirido 271 livros no final do ano passado. Em termos estruturais foram investidos 100 mil euros na reabilitação do edifício da Biblioteca Municipal de Valongo.  A par disto foi criado o Catálogo  Online das Bibliotecas de Valongo.

Facilitar o acesso à Cultura é uma das apostas da autarquia. Na apresentação pública do Catálogo  Online das Bibliotecas de Valongo, José Manuel Ribeiro, presidente da câmara municipal, salientou que a “ignorância é inimiga da democracia e só se combate com o acesso aos livros, à cultura”, acrescentando que este é o fundamento para o investimento que a autarquia está a realizar. Segundo explicou, “já não se compravam livros há seis ou sete anos e o serviço estava desajustado”, salientando que no final do ano passado foram adquiridos 271 livros, mais algumas obras de autores do concelho, num investimento de aproximadamente quatro mil euros.

Este investimento, tendo em consideração a política de empréstimo de livros por períodos de 15 dias, dará a oportunidade de leitura a pelo menos 6.504 cidadãos, que de outra forma estariam impossibilitados por carência económica de aceder às novas publicações. E brevemente serão adquiridos novos livros, investindo parte do valor recebido no âmbito da atribuição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais. Do prémio, no valor de 4.500 euros, serão aplicados 1.500 euros na aquisição de mais 200 publicações que irão enriquecer ainda mais o Catálogo das Bibliotecas Municipais de Valongo. O valor restante será utilizado na aquisição de equipamentos multimédia.

Segundo o autarca, esta aposta tem tido resultados no aumento de utilizadores das bibliotecas, registando-se um aumento significativo de empréstimos de monografias, sobretudo das novas aquisições. Neste momento estão inscritos seis mil utilizadores, tendo-se registado mais 115 empréstimos nos últimos dois meses, depois de ter sido reforçado o acervo literário disponível. De referir que há uma média mensal de 800 utilizadores que recorrem às bibliotecas para consultas. José Manuel Ribeiro está convicto que os números vão continuar a aumentar.  IMG_2732

Catálogo Online das Bibliotecas de Valongo

Com a nova funcionalidade do Catálogo Online das Bibliotecas, apresentada no final da semana mas disponível há já cerca de um mês, pesquisar e reservar livros nas bibliotecas de Valongo é mais fácil, uma vez que reúne um fundo documental já tratado de aproximadamente 36.200 monografias.

O Catálogo Online das Bibliotecas de Valongo está acessível através do endereço electrónico http://valongo.bibliopolis.info/, onde de uma forma simples, todos os utilizadores poderão estabelecer ligação directa com a informação, podendo pesquisar à distância bem como reservar e renovar os documentos que são alvo do seu interesse ou necessidade consultiva. Para poder usar todas as funcionalidades do catálogo online deverá fazer primeiro a sua inscrição presencial acompanhado de um documento identificativo na Biblioteca Municipal, de acordo com o regulamento interno em vigor. Além do acesso ao inventário da Biblioteca de Valongo e dos pólos de leitura de Ermesinde e de Alfena, o Catálogo Online permitirá posteriormente aceder à rede das bibliotecas escolares, disponibilizando uma ligação para cada um dos seis agrupamentos escolares do concelho de Valongo.