Foto: Pexels (DR)

É um projecto inovador que utiliza os videojogos “de forma incluisva e pedagógica” e vai acontecer em Valongo. É dirigido a jovens, dos vários graus de ensino, que vão estar em contacto com gamers, sendo seguidos por psicólogos do Center of Digital Inclusion, o CDI, uma organização não governamental, responsável por este projecto, designado de ‘INGaming’.

O Centro de Cidadania Digital de Valongo, situado em Ermesinde, vai acolher esta iniciativa que envolve também o clube de desportos eletrónicos  For The Win Esports Club (FTW).

Várias actividades serão desenvolvidos no decorrer do ano, um projecto que terá contará com as equipas League of Legends e FIFA.

Em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e com a For The Win (FTW – maior equipa de e-sports em Portugal), o objetivo do INGaming passa por “desconstruir o estigma negativo associado ao gaming, no que toca à adição e falta de competências sociais”.

“É possível mostrar aos jovens que existe a possibilidade de terem um jogo saudável e que este vai potenciar o desenvolvimento de competências importantes para o seu percurso escolar/universitário e, posteriormente, para o mercado de trabalho”, como sejam “o pensamento crítico, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a criatividade, a inteligência emocional, a liderança ou o trabalho em equipa”, refere a CDI, na sua página.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.ftw.pt/news/a-ftw-e-o-cdi-portugal-unem-se-para-uma-iniciativa-unica-em-portugal-ingaming-valongo