A ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira encerrou, recentemente, o ano lectivo 2018/2019.

A turma de teatro apresentou a peça “Sapatos” e o “auditório tornou-se pequeno para tantos espectadores”, diz a instituição. Actuaram ainda a turma de iniciação ao cavaquinho e a Tuna da ProSénior.

Esta foi apenas uma das muitas actividades realizadas. Os alunos participaram na decoração da fachada do Museu Municipal do Móvel com a concepção de milhares de flores com embalagens usadas para a celebração do Dia Internacional dos Museus e Monumentos.

Semanalmente, decorrem as “Jornadas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, que tiveram como objectivo o debate e a aprendizagem de temas relevantes do quotidiano, nas áreas da saúde, dos direitos, do bem-estar, das artes e da doçaria, como foi o caso, por exemplo, do workshop de bombons artesanais.

Este ano foi também lançado o primeiro CD da Tuna da ProSénior e elaborado um calendário cujos modelos foram os alunos. Foram realizadas visitas a vários locais, realizados concertos solidários, houve idas a teatro e à Assembleia da República e mesmo uma viagem a Espanha, entre outros. EM parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Museu do Móvel, Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, Rota do Românico e Paladares Paroquiais a Prosénior promoveu ainda o “Roteiro de Turismo Sénior” e recebeu, nos meses de Maio e Junho, as Universidades Seniores de Torres Novas, Gouveia, Ferreira do Zêzere, Matosinhos e Monte Real, que conheceram o concelho.

A instituição dedica-se, desde 2005, a preencher a vida dos maiores de 50 anos, que podem frequentar actividades educativas, culturais e de lazer. Um grupo de professores voluntários oferece um conjunto de disciplinas de diferentes áreas.

O próximo ano lectivo já está a ser preparado.