Portugal, este nosso país que nos enche a alma, volta a ser notícia pelas melhores razões.

No início do mês de junho, arrecadamos o prémio de melhor destino Turístico Europeu.

Este galardão que foi atribuído pela primeira vez a Portugal em 2017, desde esse ano, tem vindo sempre parar ao nosso país, o que significa que Portugal nesta e em outras áreas está bem e recomenda-se!

Esta vitória tem tanto de justa como merecida, pois a concorrência neste particular era fortíssima.

Em 2019, concorríamos com a Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia, países de referência no panorama europeu e mundial, sendo certo que Portugal, esteve, mais uma vez à altura dos seus pergaminhos, tendo obtido uma vitória inequívoca.

De salientar ainda a este propósito, que Lisboa recebeu o prémio de Melhor Destino de City Break e melhor Porto de Cruzeiros, a Madeira foi eleita o Melhor Destino Insular, os Passadiços do Paiva ganharam o prémio de Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico e o Dark Sky Alqueva recebeu o Prémio Europeu de Turismo Responsável.

Saliento com particular regozijo o prémio atribuído aos Passadiços do Paiva, bem perto de nós, que, fruto da arte e engenho dos autarcas daquela região, conseguiram atingir um patamar cimeiro a este nível, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento daquela região, designadamente ao nível hoteleiro.

As parcerias e projectos privados que ali se constituíram, em muito se deve a esse projecto, cuja relação custo/beneficio é claramente positiva.

Sem dúvida, um exemplo a replicar em outros concelhos e regiões do país.

Mas para terminar a semana em beleza, só mesmo a VITÓRIA DA SELECÇÃO NACIONAL.

É verdade, Portugal, sob o leme do timoneiro Fernando Santos, conseguiu arrecadar mais um título, o segundo em apenas dois anos, depois da mítica vitória no europeu de 2016.

Este engenheiro, que já deu provas de ser hábil e um treinador de resultados, voltou a colocar Portugal nas bocas do Mundo, ao vencer a poderosa selecção Holandesa, em pleno Estádio do Dragão, que foi palco de mais uma glória, desta feita para Portugal.

Termos vencido a Liga das Nações, foi um suplemento de alma importante para Portugal, porquanto, de forma paulatina começamos a afirmar o nosso potencial além-fronteiras.

O nosso fado, leva-nos por vezes a menorizar ou relativizar o que temos de bom, havendo uma tendência quase que inata aos Portugueses de valorizar o que vem de fora.

Porém, este paradigma está a mudar e nos dias de hoje, vemos cada vez mais os Portugueses em Portugal e na Diáspora, valorizarem e falarem com incomensurável orgulho no seu país.

Aqueles que por diversas razões, se vêm obrigados a visitarem outras paragens, podem dizer com propriedade que Portugal é um país único, e que temos tudo o que é necessário para sermos e fazermos os outros Felizes.

Quanto mais conhecemos e vivenciamos experiências em outros países, alguns que desde tenra idade até estão no nosso imaginário, concluímos forçosamente que temos paisagens únicas, um clima invejável, e acima de tudo as melhores pessoas.

Se analisarmos friamente o desenvolvimento e a sustentação que temos tido pelo Mundo, deve-nos encher de orgulho, assistirmos a uma evolução gradual, que começa a atingir proporções nas mais variadas áreas, proporcional à nossa incomensurável história enquanto velha e respeitada Nação da velha Europa.

PORTUGAL, esta nação valente e imortal… que levantou de novo o esplendor de Portugal, vai continuar a alimentar o nosso orgulho durante muitos e longos anos.

Que assim seja…

VIVA PORTUGAL!