Orlando-Rodrigues_featuredO Orçamento da Câmara de Valongo para 2016 foi aprovado com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e o voto contra da CDU. Com o valor de 31,9 milhões de euros é um orçamento de rigor dos quais apenas 2,7 milhões são Plano Plurianual de Investimentos. É, de facto, um orçamento reduzido face às reais necessidades do concelho mas é condicionado pelo PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) ao qual o município aderiu em 2012.

Apesar dos constrangimentos financeiros a que o município está obrigado o executivo teve, na elaboração do orçamento, uma preocupação social. Desde logo o Fundo de Emergência Social para apoio direto às famílias carenciadas e em risco bem como o Plano de Emergência e Apoio Alimentar. O apoio social foi reforçado para a realização de acordos de cooperação com as IPSS do concelho com vista à comparticipação na aquisição de equipamentos.

Os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, apoio à formação desportiva, foram aumentados em 18% para 171 mil euros. A autarquia reforça o apoio ao Desporto aumentando as verbas atribuídas de forma a compensar o aumento de atletas e de clubes resultado do apoio que o município vem atribuindo.

Outra aposta dá-se no Ambiente, com a implementação do Plano Estratégico para a Redução de Resíduos Urbanos, uma orientação da União Europeia, o que inclui um projeto-piloto de recolha seletiva de lixo porta a porta, a densificação da rede de ecopontos e o alargamento da compostagem caseira e das hortas comunitárias. Isto demonstra a preocupação do executivo em matéria ambiental contribuindo para um futuro mais saudável para o concelho.

Mantém-se o investimento no Parque Escolar e nas Atividades Educativas com a requalificação de várias escolas no valor superior a 200 mil euros de forma a melhorar as condições de trabalho para alunos e crianças. No Desporto o investimento será na recuperação dos equipamentos criando melhores condições para os atletas destacando-se a aquisição do Campo de Sonhos para o futuro Estádio Municipal de Ermesinde que tanta falta faz à cidade.

Há uma aposta clara na Desmaterialização de Processos e Serviços e o reforço da Transparência na relação com a comunidade e a promoção das Marcas que são a identidade do concelho. Reforçamos o investimento na Construção e Pavimentação das ruas permitindo uma melhor acessibilidade às pessoas procurando, nos investimentos, fazer uma distribuição equilibrada no concelho de acordo com a população de cada freguesia e as suas necessidades.

Foram contempladas as verbas necessárias para as candidaturas aos fundos comunitários nomeadamente o Parque das Serras do Porto e as Oficinas do Brinquedo e da Regueifa e do Biscoito. Este orçamento, resultado do diálogo com os Presidentes de Junta e com a Oposição, é uma aposta a pensar no futuro do concelho.