Dos oito doces de Lousada e Valongo que continuavam na corrida à eleição das Sete Maravilhas de Portugal, três passaram à fase seguinte.

São eles o Leite de Creme (Doce de Colher e Doce à Fatia) e o Sarrabulho Doce (Doce de Colher e Doce à Fatia), de Lousada, e a Sopa Seca de Valongo na categoria Doces Festivos.

Estão agora a concurso nas 7 Maravilhas Doces de Portugal 140 doces, sete por distrito e região autónoma, que avançam para a votação do público.

Recorde-se que, no início, houve 907 candidaturas.

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais, informa a organização.

Um Grande Júri constituído por sete figuras do espaço mediático será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Esses passam às semi-finais, nos dias 24 e 31 de Agosto, em mais dois programas em directo.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro e dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.