Fotografia: Clube Karaté de Valongo

O Pavilhão Municipal de Campo, em Valongo, acolhe dia 24 de Março, pelas 14h00, o Torneio Juvenil de Valongo em Karaté, iniciativa organizada pelo Clube Karaté de Valongo, Câmara Municipal de Valongo e Junta de Freguesia de Campo, que contará com a presença de 500 atletas e mais de 20 clubes de Norte a Sul do país e ilhas.

Segundo Joel Teixeira, do Clube de Karaté de Valongo, a iniciativa tem como objectivo dar conhecer a importância do karaté e do desporto, junto da comunidade local e nacional, e, a nível desportivo, desenvolver o crescimento dos escalões de formação.

O responsável pelo Clube Karaté de Valongo realçou que, apesar dos apoios da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia assim como de vários parceiros privados, a dimensão nacional e internacional que o clube tem, com a presença em várias competições, coloca várias dificuldades ao clube, nomeadamente, ao nível das deslocações.

“No entanto, os apoios cedidos não sendo de todo suficientes para participar em todas as provas desejadas sem o apoio das famílias, pois os gastos para dimensão competitiva que temos de momento são muito grandes. Será importante realçar que ainda na época transacta o clube teve deslocações para participar em competições de Norte a Sul do país, Espanha, Áustria e Roménia”, assegurou, salientando que apesar do clube ter relativamente poucos anos tem granjeado reconhecimento junto de várias instituições e parceiros, sendo, igualmente, respeitado pelos resultados desportivos e formativos.

“O Clube Karaté de Valongo pretende melhorar as condições de treino dos seus atletas e proporcionar apoios para minimizar os encargos que as famílias têm nesta modalidade”

Joel Teixeira defendeu que os principais obstáculos são as dificuldades logísticas e a necessidade de dispor de instalações maiores.

“O Clube Karaté de Valongo pretende melhorar as condições de treino dos seus atletas e proporcionar apoios para minimizar os encargos que as famílias têm nesta modalidade, uma vez que o clube compete a nível nacional e internacional e isso só é possível com sacrifício das famílias, clube e apoios externos. A necessidade de instalações maiores para possibilitar o crescimento do clube é um objectivo a médio prazo, mas necessitamos de mais apoios para o concretizar”, acrescentou.

O responsável pelo clube esclareceu, também, que o Clube Karaté de Valongo tem um projecto aberto a toda a comunidade, com a finalidade de trabalhar mais e melhor esta disciplina.

“No entanto, as provas federativas como os campeonatos nacionais de karaté são as provas com maior visibilidade nacional e onde também trabalhamos para estar sempre presentes”, assumiu, garantindo que todas as provas são importantes no desenvolvimento dos atletas, sendo a formação o grande objectivo do clube.

“O clube dispõe de aulas especificas para as idades de formação e tenta potenciar o desenvolvimento de imensos mecanismos no crescimento dos jovens, que são cruciais para o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos”, confirmou.

O Clube karaté de Valongo conta com cerca de 100 atletas desde os 4 anos até aos 60 anos.