As edições de 2023 do “TOK’A MEXER Valongo” de Páscoa e Verão terão como tema os “Heróis de Capa Verde”, sendo que estes campos de férias vão trabalhar a temática ambiental. As actividades abordarão temas como mobilidade sustentável, alimentação biológica, natureza e biodiversidade, resíduos e inovação, alterações climáticas e a importância da água.

A Câmara de Valongo aprovou, na última reunião de executivo, os moldes e preços em que vai funcionar o projecto este ano. Recorde-se que o objectivo do “TOK’A MEXER Valongo” é a “conciliação entre a vida familiar e profissional das famílias” e “contribuir para a formação integral das crianças, proporcionando-lhes a oportunidade do exercício e prática de diversas modalidades”. Ao mesmo tempo, permite promover as tradições e logomarcas do concelho.

Assim, na Páscoa, entre os dias 11 e 14 de Abril, poderão aceder ao programa 50 crianças, divididas por dois grupos, um em Valongo, na Escola Nova de Valongo (25 crianças) e outro em Ermesinde, na Escola Básica S. Lourenço (25 crianças). Haverá 110 monitores e o preço será de 21,60 euros (5,40€/dia).

Já no Verão, o programa decorre de 3 de Julho a 1 de Setembro (44 dias) e decorrerá com quatro grupos de 50 cada, num total de 200 crianças/semana. Os locais de acolhimento serão, em Valongo, as Escolas Nova de Valongo e Básica da Ilha e em Ermesinde a Escola Básica S. Lourenço. O apoio será dado por 40 monitores por semana. O preço será de 27 euros por semana, excepto na semana de 14 a 18 de Agosto, que tendo “menos um dia”, terá o valor de 21,60 euros (equivalente a 5,40€/dia).