”À terra só o que é da terra” 

0

Cerca de 40% do nosso saco de lixo diário são resíduos orgânicos. Para evitar que diariamente sejam enviadas para aterro cerca de 130 toneladas destes resíduos, a Ambisousa conta com a ajuda de todos nós. Como?

 Promovendo a compostagem doméstica. Um processo simples e amigo do ambiente, que permite reciclar a matéria orgânica, devolvendo-a ao solo sob a forma de fertilizante natural.

 A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto.

Este composto, rico em nutrientes, melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins. Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em “verdes” e ”castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Para que a compostagem decorra da melhor forma, é fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.

A Ambisousa tem vindo a distribuir compositores, aos habitantes da área dos concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, que possuam habitações com espaços adequados à prática da compostagem doméstica, como jardins, hortas, quintas ou pomares.

Todos os interessados em receber o compostor poderão inscrever-se de de várias formas, embora a inscrição via formulário online seja a mais direta (http://ambisousa.pt/pt/formularios/requisicao-de-compostor-domestico/) e efetuar o preenchimento de todos os campos obrigatórios.

Enviaremos depois para o seu e-mail uma mensagem a confirmar o pedido efetuado. Posteriormente será contatada telefonicamente pela nossa equipa de distribuição que articulará consigo a data e hora de entrega do compostor na sua residência.

Depois da inscrição, enviaremos um e-mail de confirmação e, assim que possível, entraremos em contacto para proceder à entrega do compostor doméstico solicitado.