O Museu Municipal de Penafiel vai assinalar, no dia 15 de Maio, às 21h30, a Noite Europeia dos Museus com a peça de teatro “Correr o Fado”, de José Carretas, produzida pelo grupo Jangada Teatro.

Segundo a Câmara Municipal o espectáculo será aberto ao público no Jardim do Museu Municipal e terá entrada livre mas lotação limitada. Será ainda transmitido em directo no canal de Youtube da Câmara Municipal de Penafiel e nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Penafiel e do Museu Municipal.

“A peça de teatro ‘Correr o Fado’ retrata uma tradição popular sobre os ‘sétimos filhos’. Diz a tradição que o sétimo filho, se for rapaz, nasce ‘tardo’ ou ‘trasgo’. E precisa de ‘correr o fado’, para quebrar a maldição. Se não atravessar três fontes, três pontes e três montes, transforma-se em lobisomem. Eduardo, o herói da história, vai fazendo o seu percurso e recebendo pelo caminho um bordão, um cavaquinho e uma caixa. Graças a estes três objectos ‘mágicos’, Eduardo, o camponês, acabará mesmo por ser rei de um reino feito à sua imagem e semelhança”, refere nota de imprensa. Trata-se de um espectáculo lúdico que foi buscar inspiração a lendas locais da região do Tâmega e Sousa, afirma a Jangada Teatro.

Já a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Penafiel inaugura, pelas 18h30, uma exposição colectiva de ilustração e pintura de Carla Anjos – ilustradora e artista plástica com ateliê em Penafiel – e seus alunos, com duas mostras intituladas “O Mundo da Ilustração” e “Pintando o Koi Fish”. Ficará patente até 1 de Agosto.