O jogador do Rio Ave, Tarantini, o treinador do Braga, Abel Ferreira, natural de Penafiel,  e o ex-jogador de futebol Tonanha, treinador do Barrosas (Felgueiras) estiveram em Lousada, num debate promovido pela autarquia local, para falar de futebol e da gestão das carreiras dos atletas após deixarem a actividade.

Numa palestra que contou com a presença de muito público e juntou várias personalidades ligadas ao futebol, o atleta do Rio Ave, Tarantini, que concluiu o mestrado em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior, além do futebol abordou a importância de o atleta preparar e antecipar uma carreira sólida para o pós-futebol, isto é, continuar no activo.

O atleta do Rio Ave realçou a importância dos estudos  e as vantagens do profissional de futebol ter uma formação que lhe permita reintegrar-se no mercado profissional, adquirindo novas qualificações e competências que lhe permitam ter uma vida estável e com qualidade.

O jogador, fazendo exemplo do que tem sido a sua actividade enquanto profissional e cidadão ao serviço da formação de Vila do Conde, relevou a importância de ser disciplinado, ter talento, ser resiliente, saber escolher, ser ambicioso, ser competente, fazer avaliações e ter foco.

Tarantini enfatizou, ainda, a ideia que “a formação académica é um meio que me permitirá ter mais competências no final da carreira de jogador”.

Refira-se que o atleta publicou o livro “A minha causa”, obra a partir da qual que se assume numa sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras e visa identificar os problemas que os profissionais de futebol passam depois de acabar a carreira, como lesões graves, problemas de gestão financeira, fraudes, entre outros.

Abel Ferreira falou também da sua experiência enquanto atleta mas, também, da de treinador do Braga, reiterando a importância da disciplina, a organização e da  determinação como constituindo valores fundamentais para se ter sucesso profissional.

“Hoje estou neste patamar fruto da formação académica que me preparou e mesmo perante as adversidades e dificuldades com que me fui deparando nunca pensei em desistir”

O técnico do Braga assumiu, aliás, que a conclusão da licenciatura foi-lhe determinante na sua carreira de jogador profissional.

“Hoje estou neste patamar fruto da formação académica que me preparou e mesmo perante as adversidades e dificuldades com que me fui deparando nunca pensei em desistir”, disse.

O lousadense Tonanha falou do seu percurso enquanto atleta e do significou o fim da modalidade enquanto jogador profissional e o abraçar de uma nova profissão, a de bancário.

“Aos 23 anos vi desaparecer um sonho. Tive que recomeçar do zero de uma forma radical, mas o futebol é somente uma parte da vida. Obviamente que foi necessário muito foco e resiliência para que tudo funcionasse”, sustentou.

Citado em comunicado, o vereador do desporto, António Augusto Silva, destacou que a formação académica é vital para a formação das pessoas.

“Também o investimento realizado ao nível das camadas jovens permite formar bons desportistas, boas pessoas, com princípios”, explicou.

A organização deste debate esteve a cargo da Associação Desportiva de Lousada e contou com o apoio da autarquia, fazendo parte de um ciclo de formações que integra outras duas iniciativas, nutrição e desporto e comportamentos aditivos e estilo de vida saudável.

A primeira acção, “Nutrição e Desporto – Importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição”, realiza-se na sexta-feira, a partir das 19h00, tem lugar no Espaço AJE, e destina-se aos dirigentes, treinadores, técnicos de exercício físico e atletas.

No dia 29, quinta-feira, pelas 19h00, também no Espaço AJE, o tema da formação é “Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”.

As iniciativas realizadas têm como objectivo prevenir e sensibilizar os desportistas para a gestão das carreiras e para a importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição. São dirigidas para o público em geral.