O bispo do Porto D. Manuel Linda, determinou, esta segunda-feira, a suspensão de todas as missas nas vigagarias de Lousada e Felgueiras.

Na nota episcopal, o Bispo do Porto referiu que foi contactado pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte no sentido de ajudar na circunscrição do coronavírus, uma vez  que o foco de irradiação parece estar na zona de Lousada e Felgueiras.

Na nota que se encontra publicada na Diocese do Porto, D. Manuel Linda avançou que foi com base nos  dados que obteve que optou por suspender todas as missas e devoções populares até ao meio dia do próximo sábado, informando que a administração dos outros sacramentos será feita apenas em caso de urgência e para o menor número possível de pessoas.

No caso específico dos funerais, o Bispo do Porto informou que os mesmos devem ser celebrados exclusivamente com a presença dos familiares directos.

“Em qualquer circunstância, alerte-se os participantes que não devem exprimir os pêsames ou sentimentos mediante abraços, beijos ou afagos”, referiu, sustentando que a conveniência da celebração ou não das missas «de preceito» no próximo sábado e domingo dependerá da evolução que se verifique ao longo da semana.

O responsável da Diocese do Porto revelou que serão transmitidas novas informações, logo que existam e se estas não se verificarem, caberá a cada sacerdote ajuizar, prudentemente, sobre a pertinência ou não dessas celebrações.

Na mesma nota episcopal, D. Manuel Linda aconselha, enquanto se mantiver este perigo da saúde pública, os fiéis das Vigararias de Lousada e Felgueiras que assistam à transmissão da missa dominical, com todo o respeito e atenção.