Num tempo em que o tema da família tanto tem dado que falar nos meios de comunicação social, é importante sublinhar o papel que Penafiel tem tido nesta particular matéria e no quanto tem sido feito para apoiar realmente as famílias que mais precisam dos recursos públicos.

Penafiel é terra de gente amiga e solidária.

Penafiel é terra de gente que cuida do próximo e está sempre pronta a ajudar aquele que mais precisa.

É assim com as famílias penafidelenses que mais precisam do apoio social do nosso Municipio. Através do nosso plano municipal solidário, está ao dispor das famílias diversas medidas de apoio, que vão desde as áreas da fiscalidade e impostos, até ao apoio à renda, electricidade, medicamentos, emprego, etc.

O apoio social tem sido uma das maiores apostas deste Executivo Municipal e o esforço vai sempre no sentido de ir ao encontro das dificuldades que as famílias apresentam em cada momento.

Mas a solidariedade de Penafiel atravessa fronteiras e vai, desta vez, até à cidade daquele que é também nosso – Mia Couto – , até à cidade da Beira, em Moçambique.

Todos sentimos muito pela tragédia que aquela gente viveu e vive ainda…perdendo tudo, incluindo os seus familiares e amigos, para além de todos os bens materiais que possuíam.

Pois Penafiel também se organizou e mobilizou para dizer Presente e ajudar aqueles que mais precisam neste momento, mesmo a tantos quilómetros de distância.

Logo se procurou envolver as nossas Juntas de Freguesia e IPSS’s que se disponibilizaram de imediato para serem pontos de recolha de bens pedidos pela Cruz Vermelha.

Penafiel é também a cidade de Mia Couto.

Mia Couto é também de Penafiel e não podíamos nunca ficar indiferentes a esta catástrofe natural que tantos estragos provocou.

Orgulho de sermos Penafidelenses sempre e em todo o lugar.

Bem haja a todos quantos se associaram a esta causa e vão ajudar a tornar um bocadinho melhores os dias futuros das famílias que sobreviveram ao ciclone Idai.