Os sinais de trânsito que condicionam o acesso a camiões na Estrada Municipal 606, que dá acesso ao aterro da Recivalongo, em Sobrado, foram vandalizados, informa a Câmara de Valongo.

A Autarquia diz que vai “apresentar queixa-crime contra incertos” por estes actos de vandalismo que inutilizaram vários sinais.

“Recentemente, no âmbito das competências atribuídas às autarquias locais, o município de Valongo implementou uma nova sinalização de trânsito num troço da Estrada Municipal 606, entre o cruzamento dos cinco caminhos em Alfena e o Pavilhão Municipal de Sobrado, que vem condicionar a circulação na via de veículos pesados com mais de 3,5 toneladas salvaguardando as excepções previstas para veículos de emergência, serviços públicos e viaturas autorizadas”, descreve a autarquia em comunicado.

A mesma fonte lembra que a medida visou “a defesa do interesse público municipal, designadamente a protecção do ambiente e da qualidade de vida no concelho, e a salvaguarda da segurança das populações residentes e utilizadoras de equipamentos escolares e desportivos, designadamente da vila de Sobrado”.

Recorde-se que, também recentemente, no seguimento deste condicionamento, a Recivalongo afirmou que interpôs um processo em tribunal pedindo a perda de mandato do presidente da câmara por “abuso de poder”.

A Associação Jornada Principal, que luta pelo fim do aterro, prometeu avançar por estes dias com uma acção popular para encerrar o equipamento pedindo a nulidade da licença urbanística por violação do PDM.