O serviço de atendimento à pessoa surda já está disponível em todos os balcões da rede de atendimento de proximidade da Câmara Municipal de Valongo.

Segundo a autarquia, além do Gabinete de Apoio ao Munícipe, localizado nos Paços do Concelho, o Serviço de Vídeo-interpretação em LGP – Língua Gestual Portuguesa está também disponível na Loja do Cidadão, em Ermesinde, e nos Espaços do Cidadão de Alfena, de Campo, de Sobrado e da Travagem.

O serviço SERVIIN, de atendimento à pessoa surda, visa promover a equidade de todas as pessoas no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais.

“Através da implementação deste projecto, a comunidade surda poderá aceder directamente aos serviços da Câmara Municipal de Valongo, tendo para tal disponível a intermediação de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, sem depender de terceiros para comunicar”, explica a autarquia.

O Serviço de Vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e  pode ser utilizado em atendimento telefónico, no qual a pessoa surda efectua directamente uma vídeo-chamada gratuita para o número 12472 (ou via portal do surdo); ou em atendimento presencial nos balcões de atendimento, onde está disponível, um telemóvel que permite fazer a vídeo chamada, assumindo o colaborador da autarquia a função de mediador entre a pessoa surda e o SERVIIN.