A equipa de seniores do Clube Andebol de Penafiel conseguiu subir para a segunda divisão nacional, algo que é inédito no clube e na região, como explica o treinador Hugo Santos.

“As coisas começaram a correr bem desde o início. Foi uma época muito longa, com muitos jogos. Conseguimos passar para a fase de subida, o que já é uma coisa que poucas vezes acontece, nos seniores nunca conseguimos passar”, explica, referindo que, nessa fase, andaram “na luta quase até à última e as coisas também correram bem”.

Garante que “houve um grande esforço por parte de todos” para conquistarem o feito e que a nível da zona do Porto foram também a única equipa que conseguiu subir.

O jogo que garantiu o apuramento foi o penúltimo da época, a 8 de Junho, contra o Santana, vencido por 26-21. O jogo seguinte foi em casa e já foi em ambiente de comemorações, com o Infesta.

O clube tem menos de dez anos e tinha falta de jogadores nos seniores. Já tinha tido esse escalão, mas deixou de ter até ao início desta época quando um grupo de atletas manifestou vontade de participar. “É a idade em que vão para a faculdade e trabalhar e não tínhamos número suficiente para fazer. Abdicamos durante um ano ou dois”, conta.

“A nível de seniores não temos quase história nenhuma, agora queremos é fazer um trabalho constante e para o primeiro ano foi excelente. Ninguém estava à espera”, sublinha o treinador, referindo que a equipa de seniores é muito jovem, com uma média de idades entre os 19 e os 21 anos, alguns que estão no primeiro ano deste escalão ou no último como júnior.