Foto: DGE (DR)

O projeto da Semana Europeia do Desporto Limpo visa promover valores e atitudes do desporto limpo e a participação no desporto livre de drogas em quatro países europeus, Chipre, Bulgária, Polónia e Portugal. O evento decorre na semana de 13 a 20 de abril, sendo que o final, o Mega Sprinter Nacional, realiza-se em Lousada nos dias 19 e 20.

Esta iniciativa envolve 25 comitivas, que representam as cinco Direções de Serviços Regionais de Portugal Continental e a Região Autónoma dos Açores. São um total de mil jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, relativos aos escalões sub11, sub13 e sub15.

O evento é organizado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção Geral de Educação, com a parceria da autarquia de Lousada, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo do Porto e dos agrupamentos de escolas coorganizadores, nomeadamente os agrupamentos de Escolas de Lousada e Dr. Mário Fonseca.

As delegações vão ficar alojadas na sede de Agrupamento de Escolas de Lousada, na Escola Básica Prof. Marnoco e Sousa e na sede do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

O Mega Sprinter tem provas de Mega Salto (comprimento), Mega Lançamento de Precisão, MegaSprint, Mega Lançamento (Vortex) e Mega Km.

A cerimónia de abertura está agendada para sexta-feira, dia 19, às 20h30, no Complexo Desportivo de Lousada, com entrada livre. A animação vai estar a cargo do Conservatório do Vale do Sousa, dos grupos de dança Mitos Urbanos, Danças e Dicas, School Dance e Cool Dance, a que se vão ainda juntar grupos de bombos. As provas desportivas vão decorrer na sexta-feira, a partir das 21h00, e no sábado durante a manhã, como início às 9h00.

A cerimónia de encerramento, vai realizar-se no sábado, dia 20, num almoço convívio com todos os que fizeram parte do Mega Sprinter.

A Semana Europeia do Desporto Limpo é uma campanha comunitária de desporto limpo que pretende celebrar valores e atitudes desportivas limpas nas comunidades desportivas locais, promover o desporto limpo em todos os níveis e modalidades e em todos os grupos etários e étnicos, assim como permitir sinergias para a promoção do desporto limpo e a partilha de melhores práticas em educação desportiva limpa com as comunidades desportivas locais.