A Escola Secundária de Paredes vai trabalhar no projecto Erasmus +, denominado “Marine Litter Awareness Though Learning By Doing Together (Conhecimento dos resíduos marinhos através duma aprendizagem conjunta)”. Entre 5 a 11 de Maio, a cidade vai receber um intercâmbio de jovens.

O projecto tem a duração de 24 meses e envolve escolas e associações ambientais de três países (Espanha, Chipre e Itália), localizadas em zonas costeiras.

De 5 a 11 de Maio, Paredes e o distrito do Porto vão receber os parceiros destes três países numa semana de intercâmbio, com realização de actividades de sensibilização para os ideais do projecto, experiências entre os participantes, reuniões de professores e responsáveis ambientais e uma recolha e identificação de resíduos na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, em Vila Nova de Gaia.

A base desta iniciativa é a defesa dos recursos hídricos e marinhos e a preocupação pela poluição provocada pelos diversos tipos de resíduos.

Este projecto envolve também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), sediado no terminal de cruzeiros, em Matosinhos, e o apoio da Câmara Municipal de Paredes, da Câmara Municipal de Gaia, e de algumas juntas de freguesia e empresas do concelho de Paredes.

Espanha é o país coordenador do projecto do qual participa a Asociación Ambiente Europeu (AAE) de Múrcia, que trabalha com o tema da poluição marinha desde 2010, e a IES Europa, escola coordenadora, localizada na mesma região.

Em 2015, a associação ambiental espanhola começou a educar e a aumentar o conhecimento sobre os resíduos marinhos, motivando o encontro de alternativas a nível local, daí a “ideia de iniciar um projecto mais amplo, consciente desse impacto global nas comunidades costeiras e marinhas”, segundo informou a Escola Secundária de Paredes em comunicado.

De Itália, participa o Istituto Istruzione Superiore Enrico Fermi, em Alghero, e a ONG ambiental, Airicerca.

Já através do Chipre, está envolvida uma escola secundária de Paphos, a Lyceum Ethnarchis Makarios III e, como parceiro institucional, a AKTI.