Nos últimos meses, a Refood Ermesinde diz ter duplicado a sua capacidade de apoio, sendo que, desde Novembro, a instituição está a distribuir comida quatro dias por semana, quando antes só o fazia à quarta-feira e ao sábado. No total está a apoiar 25 famílias (84 pessoas) com 250 refeições semanais.

A par disso, houve um crescimento do número de voluntários que passou de 70, em Setembro, para os actuais cerca de 100. “Uma prova de que, mesmo nos momentos mais difíceis, as pessoas se mobilizam e abraçam causas de apoio ao próximo”, atestam os responsáveis pelo núcleo.

Em comunicado, a Refood Ermesinde lembra que além das famílias ajuda instituições locais com comidas resgatadas de grandes superfícies, apoiando assim centenas de pessoas. Diariamente, a Refood Ermesinde distribui entre 180 a 200 quilogramas de comida por dia – “que alimentam quem mais precisa e que são privadas de ir parar aos aterros” – a instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Valongo, a Casa dos Rapazes de Valongo, o Centro Social de Ermesinde, a Ordem Vicentina da Igreja Matriz de Valongo, a Fundação Allamano dos Missionários da Consolata, a Instituição Adic, ou o Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira, em Lordelo.

Criado em 2015, o núcleo começou por distribuir apenas pão e bolos recolhidos de algumas padarias e confeitarias locais. Depois passaram a entregar comidas de restaurantes e produtos frescos de frutarias e, em Abril de 2018, foi inaugurado o Centro Operacional da Refood Ermesinde, quando ainda eram apoiada apenas uma dezena de pessoas.

Recorde-se que a Refood é uma organização que re-aproveita excedentes alimentares e re-alimentar quem mais precisa, constituída por voluntários e que quer “acabar com o desperdício alimentar e com a fome”.