Foto: Freepik

Levar a comunidade de todo o país a reciclar equipamentos eléctricos e electrónicos, assim como pilhas e acumuladores é um dos principais objectivos do projecto-piloto “Junta na Freguesia”, lançado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos.

A ideia passa por “criar um movimento de sustentabilidade participada” e “facilitar a vida da comunidade”, incentivando a recolha e a reciclagem, avança o organismo, em comunicado.

Este é um projeto piloto, que começou no primeiro dia deste mês, e que vai abranger todo o território continental e ilhas, e que está sustentado em políticas de “incentivo à economia circular e uso eficiente de recursos, com foco na gestão dos fluxos específicos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e de pilhas e acumuladores.

Assim, cada Junta de Freguesia concorre, dentro do seu município, a este projeto, que é patrocinado pela entidade gestora, sendo que as candidaturas e regulamento podem ser encontrados no site da EuReciclo.pt.

No final do “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal irá premiar a “campeã” destas recolhas, avaliadas em peso, de cada um dos municípios portugueses, sendo que as freguesias eleitas vão conseguir desenvolver “um projecto comunitário no valor de 2 500 euros”, lê-se ainda na mesma nota.

Este plano é “verdadeiramente agregador do conceito e propósito ‘pense global, haja local’, bem como da verdadeira essência de ‘juntar’”, refere Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, acrescentando: “queremos juntar comunidades para viabilizar projectos de sustentabilidade das suas localizações, juntar todo o país para o cumprimento das metas ambientais de Portugal e que os nossos equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas, lâmpadas e baterias sejam também reunidos nas Juntas de Freguesia, com destino à reciclagem e valorização”.

Porque o que está aqui em causa não são apenas as recolhas, mas “também de uma oportunidade de formar e informar mais pessoas de como podemos reciclar” objectos que estão guardados nas nossas casas e “que são importantes matérias-primas para a produção de novos equipamentos”, enfatizou.

Os incentivos do “Junta na Freguesia” serão ainda alargados a todos os participantes, mesmo que não sejam vencedores. Quer isto dizer que, “por cada tonelada recolhida”, “a ERP Portugal irá atribuir uma contrapartida financeira”, explicou ainda Rosa Monforte.  

Existem ainda prémios a nível nacional, para a Junta que angariar maior quantidade de equipamentos em final de vida, dentro de cada uma das seguintes categorias: monitores, televisões, equipamentos de grandes e pequenas dimensões, equipamentos de IT, carregador de pilhas, lâmpadas e iluminação e que podem também ser convertidos em novos equipamentos da mesma categoria, conclui o comunicado.