No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Lousada promoveu um Rally Paper com o mote “Artes, Património, Lazer”, que se desenrolou em torno do património cultural e natural do concelho.

“A actividade permitiu aos participantes conhecer elementos patrimoniais muitas vezes ignorados pela população, possibilitando a descoberta e estimulando uma visita futura. Para além da descoberta, o evento pretendeu pôr em evidência as fragilidades e o estado de conservação deste tipo de património, incrementando nos participantes o espírito de protecção”, descreve nota de imprensa da autarquia.

Participaram 12 equipas, num total de 50 pessoas. As três equipas vencedoras foram a Instinto de Vaca de Fogo, a Polo G40 e Os Aceleras.

Também no âmbito destas Jornadas, um grupo constituído por cerca de vinte alunos do 10.º e 11.º anos de História e Cultura das Artes e do 12.º ano de Antropologia, juntamente com a professora responsável da disciplina, participaram num debate na biblioteca do Centro de Interpretação do Românico sobre a desmantelamento de um monumento conhecido como Pont de Trous, na Bélgica, e ainda a exposição de casos portugueses similares.