“Quando o futuro vier será presente” e “Lá fora não há nada disto” da escritora Maria Luísa Santos, que venceu o Prémio Literário Joaquim Mestre, são os dois livros que vão ser apresentados esta sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a partir das 21h00.

Maria Luísa Santos nasceu e vive na cidade de Gaia. É licenciada em História, mestre em Administração Escolar e doutorada em Ciência da Educação, tendo sido professora no 2º ciclo. Desempenhou ainda funções de direcção e coordenação no Ensino Superior.
Depois de aposentada, dedicou-se à pintura e principalmente à escrita. É autora de um livro de poemas, Casa Mundo, três títulos infanto-juvenis, Contos Para Pensar, Se Eu Fosse e Uma Lagarta na Magrafalândia. Também publicou Contos e Quando o futuro vier será presente, em 2022, assim como o romance Eu Solidão, que venceu a segunda edição do Prémio Literário Joaquim Mestre 2019.

Publicidade

O livro ‘Quando o Futuro Vier Será Presente’ é uma “incursão pelo universo realista e fantasista da escrita. As personagens encontram-se em tramas simples ou complexas, dialogando entre si ou confinadas pelo isolamento, revelando o que de inocente ou perverso existe no ser humano. As paisagens sucedem-se na sua multiplicidade, constituindo um cenário mais ou menos interveniente no desenrolar das histórias que podem ser as histórias de qualquer um”, lê-se na sinopse.

Um livro que pretende ser “sobre pessoas, sobre lutas esquizofrénicas travadas contra si próprias, sobre dissidências individuais e coletivas que constroem um mundo de punição ou absolvição”.

Já o ‘Lá Fora Não Há Nada Disto’ são contos gastronómicos que, através da ficção, revisitam “os pratos típicos das diferentes regiões portuguesas, numa simbiose entre a cozinha e o ambiente que a envolve”.

Neste livro, Maria Luísa Santos “assume os encontros familiares como elemento fundamental na ligação entre gerações, unidas pelo amor e a paixão culinária, onde os dramas pessoais se entrelaçam com os prazeres culinários, o respeito pelos produtos regionais e a perenidade da gastronomia tradicional”.

A apresentação em Penafiel vai incluir um momento musical a cargo da Academia de Música Inspirasom.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here