A Câmara Municipal de Paredes assinalou, na quinta-feira, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida da montagem de um puzzle gigante no átrio da câmara, feito pelos alunos de todos os Agrupamentos de Escolas de Paredes e pelas instituições e IPSS de apoio à deficiência do concelho, diz nota de imprensa da autarquia.

O puzzle vai estar ali exposto até ao final do mês de dezembro, passando depois a uma itinerância pelo concelho de Paredes.

Na cerimónia, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Paredes alertou para a importância da inclusão: “A melhor forma de assinalarmos este Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é através da participação, como estamos hoje aqui a fazer. Todos temos limitações e há que lutar por superá-las”. “Lançámos o desafio de juntar todas as instituições do concelho de Paredes que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e é tempo também de as homenagear pelo empenho”, prosseguiu Hermínia Moreira. “É um sinal de união. Foram 13 as instituições que colaboraram na construção deste puzzle”, referiu

Antes, na segunda-feira, 30 de Novembro, e já no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o município reabriu a Sala Snoezelen do Centro Escolar de Bitarães. A sala está disponível para todos os alunos com necessidades educativas especiais do concelho de Paredes, bem como para os utentes de todas as IPSS e instituições de apoio à deficiência como o Emaús do município.