O psicólogo clínico Eduardo Sá vai estar, na próxima segunda-feira, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, (CHTS), em Penafiel, para uma palestra sobre famílias prematuras, iniciativa realizada no âmbito Dia da Prematuridade, oficialmente celebrado a 17 de Novembro.

A conferência, aberta à comunidade, terá início às 10h30, é organizada pela unidade de Neonatologia do CHTS, está inserida na iniciativa “Ser Prematuro no CHTS”, a decorrer até 18 Novembro, e integra actividades como uma sessão de relaxamento para os pais de bebés internados, uma exposição de fotografia e testemunhos de pais que passaram pela Neonatologia.

Também neste âmbito está prevista a realização, no domingo, do habitual almoço convívio que junta pais de bebés prematuros, crianças e profissionais de saúde.

Para assinalar a data, a estátua do Padre Américo, no Hospital de Penafiel, e a fachada do Hospital de São Gonçalo vão estar iluminadas de lilás, cor associada ao Dia da Prematuridade.

Os municípios da região foram também convidados a iluminar um monumento ou edifício desta cor.

Refira-se que Dia da Prematuridade tem como objectivos sensibilizar a população para a temática dos nascimentos prematuros.

Eduardo Sá, além de psicólogo, é também autor de livros de divulgação sobre saúde familiar e educação parental.