Fotografia: Câmara de Lousada / Arquivo

O projecto “República dos Jovens”, da EBS Lousada Oeste, foi o vencedor do prémios “Lousada Educa +”, cuja cerimónia que decorreu na EB 2,3 Lousada Este (Caíde de Rei). A distinção teve como objectivo reconhecer os grupos e escolas que desenvolveram projectos de interesse municipal.

O segundo e terceiro classificados foram o projecto “CEI Dançar”, da EBS Lousada Oeste, e o Clube Teatro “Os Pantomineirinhos de Cristelos”, da EB Cristelos.

No total foram apresentadas 18 candidaturas.

Segundo a Câmara de Lousada, os projectos a concurso foram desenvolvidos nos diversos ciclos de ensino (pré-escolar ao secundário), dizem respeito ao ano lectivo anterior e um dos pressupostos era não terem sido anteriormente financiados pelo município.

Fotografia: Câmara de Lousada

Os prémios vencedores além de serem uma referência para a comunidade educativa, foram valorizados nas vertentes humanística, científica, técnica, artística, ambiental, solidária, de participação cívica ou outra de igual interesse.

O Lousada Educa + surgiu no seguimento do Ano Municipal da Educação, tendo sido atribuído mil euros ao primeiro classificado, 750 ao segundo, e 500 ao terceiro.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, destacou a importância do desenvolvimento destes projectos para a comunidade educativa.

De acordo com a autarquia, o Lousada Educa + parte da premissa que a educação é um dos eixos fundamentais do desenvolvimento do concelho, em que os estabelecimentos de ensino e os professores assumem um papel central na formação de novas gerações mais preparadas e responsáveis.

Os projectos desenvolvidos nas escolas em paralelo com as actividades lectivas permitem a alunos e professores encontrarem espaços de liberdade temática e metodológica que não encontram no currículo e que permitem o desenvolvimento de outras competências.

Os prémios Lousada Educa + visam, também, estimular e apoiar projectos escolares no sentido de promover uma cultura de excelência educativa, valorizar o saber, a investigação, divulgação, solidariedade e participação cívica.