Grande parte da população de Astromil, em Paredes, está há mais de três semanas sem acesso ao telefone e à internet. A Portugal Telecom (PT) refere que o problema foi causado pelo mau tempo verificado entre 17 e 20 de Setembro e promete resolvê-lo o mais rapidamente possível.

Explicações e promessas que a população não aceita. José Silva, dono de uma empresa de venda, montagem e reparação de gruas industriais e florestais garante que a falta de telefone e de internet está a causar-lhe avultados prejuízos e está a ponderar avançar com um pedido de indemnização. Também a presidente da Junta de Freguesia de Astromil, Maria de Lurdes Meireles, considera a situação “inconcebível” e já apresentou uma queixa no provedor do cliente da Portugal Telecom.

 

Resolução do problema sucessivamente adiada

 

José Silva conta que no dia 17 do mês passado ficou sem telefone e internet. “Comuniquei logo a avaria à Portugal Telecom. Nessa altura, disseram-me que vinha cá um técnico que, efectivamente, apareceu no dia seguinte. Mas disse-me que não podia fazer nada porque a avaria era no exterior”, recorda.

O proprietário da empresa Gomil esperou que o problema fosse solucionado, mas no dia seguinte voltou a contactar a Portugal Telecom. “Aí, já me disseram que a situação ficaria resolvida a 21 de Outubro”, refere. José Silva voltou a esperar, mas na data marcada continuava sem telefone e internet. “Adiaram a solução para o dia 24 e deste para o dia 28. Depois já me disseram que só no dia 1 de Outubro teria comunicações”, lembra.

Sem paciência, José Silva deslocou-se ao balcão de atendimento da PT em Penafiel e apresentou uma queixa no livro de reclamações. Mesmo com a promessa que iria ter telefone e internet no dia seguinte.

Mas no dia 2 o telefone continuava sem sinal. “Chateei-me e pedi a rescisão do contrato que tinha há mais de 20 anos. Mas os técnicos convenceram-me a esperar e prometeram resolver o problema. Passado uma hora veio um técnico à empresa e resolveu rapidamente o problema”, diz.

José Silva considera que é “incompreensível” ter estado tantos dias à espera de uma solução para um problema que “ficou resolvido em duas horas”. O empresário garante também que a falta de telefone e de internet causou-lhe centenas de euros de prejuízo. “Fiquei impedido de aceder a encomendas e de contactar fornecedores. Vou ver se avanço com um pedido de indemnização”, frisa.

Ao VERDADEIRO OLHAR, a presidente da Junta de Freguesia de Astromil também alega que é “inconcebível” a população “estar tanto tempo sem estes serviços”. “Todas as empresas e pessoas com quem falei têm este problema. Da PT dizem que o problema foi causado pelo furto de cobre e por uma inundação de um serviço local, mas o certo é que a população tem sido atingida por uma situação que demora a ser resolvida”, acrescenta.

Maria de Lurdes Meireles afirma que a própria Junta de Freguesia teve de recorrer a “um serviço de contingência disponibilizado pela Vodafone” para garantir o bom funcionamento do acto eleitoral do último domingo. “Fiz uma queixa ao provedor da PT e se a situação não ficar resolvida vou ter de tomar outras medidas”, sustentou.

 

PT promete ressarcir clientes

 

Contactada pelo VERDADEIRO OLHAR, fonte oficial da Portugal Telecom confirma as avarias em Astromil e esclarece que estas “são consequência do temporal, que assolou a zona Norte, entre os dias 17 e 20 de Setembro”. “Consequentes constrangimentos técnicos no traçado levam a que esta situação esteja a demorar mais tempo do que o previsto. A PT está desde a primeira hora a encetar todos os esforços para que em breve o serviço volte à normalidade”, declara.

A mesma fonte assegura que “todos os clientes afectados serão ressarcidos conforme estabelecido no contrato de serviço”.