O Dia Internacional das Cidades Educadores serviu de mote à Câmara Municipal de Paredes para homenagear personalidades ligadas à educação não formal.

Numa cerimónia que decorreu no Centro Interpretativo da Rota do Românico, junto à Biblioteca Municipal, a autarquia homenageou a Universidade Sénior do Rotary Club de Paredes, na figura de Odília Rocha; Lucília Carvalhinho, que se dedicou à educação e formação de adultos durante 30 anos; o Centro Sócio Educativo da Parteira e todos os grupos do projecto PT – Paredes com Teatro.

Presentes na iniciativa estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal; a vereadora da Cultura e Acção Social, Beatriz Meireles; e o vereador da Educação, Paulo Silva.

Beatriz Meireles salientou o esforço que o novo executivo tem feito para conseguir um concelho “mais justo e inclusivo”. “Um pilar fundamental da nossa acção política passará por estabelecer relações estreitas com instituições sociais e a reconstrução e democratização da cultura, apostando no PT – Paredes com Teatro”, disse a autarca.

Já Paulo Silva, reiterou a importância da educação para a Câmara Municipal de Paredes. “Queremos ter as melhores escolas e os melhores alunos mas não esquecemos aqueles que, enquanto jovens, se viram obrigados a deixar a escola”, afirmou, salientando que no concelho existem três centros Qualifica para a formação de adultos.

“Queremos prestar homenagem a pessoas que trabalham na educação porque a educação é fundamental para melhorar a qualidade de vida”, disse o vereador.

A Universidade Sénior do Rotary Club de Paredes tem 10 anos de actividade e já deu aulas a cerca de 250 alunos. Tem como objectivo a partilha de experiência e tirar as pessoas de casa e dos bancos do jardim. O Centro Sócio Educativo da Parteira nasceu numa zona difícil de Lordelo e começou por dar apoio a crianças e jovens. 24 anos depois reinventou-se e tem um centro de dia e dinamizando actividades para seniores. “Foi com custo e sacrifício que empenhamos a comunidade no trabalho de educação de adultos. Aprendi muito com a gente do meu concelho”, testemunhou Lucília Carvalhinho.

Já o projecto PT Paredes com Teatro, agora com 11 anos, vai na 9.ª edição e já foram realizados 616 espectáculos aos quais assistiram mais de 108 mil espectadores.

Integram o PT – Paredes com teatro os grupos Associação Clube Jazz de Baltar; Associação Juvenil de Gandra; Associação Social e Cultural de Louredo       ; Cê Teatro – Grupo de Teatro de Cete; Grupo Cultura e Recreativo “Os Expansivos” de Lordelo ; Grupo de Jovens de Vandoma; Grupo de Teatro Amador de Cristelo; Xisto – Associação Juvenil de Aguiar de Sousa; Associação Cultural e Recreativa de Vilarinho de Cima – Gandra; Associação para o Desenvolvimento de Bustelo, Recarei; Grupo de teatro de Duas Igrejas; Teatro Palco – Grupo de Teatro Amador de Sobrosa; Tru’peça – Associação de Teatro de Rebordosa; Grupo de Jovens Nova Esperança – Sobreira; Grupo de Teatro danus Vida – Madalena; Grupo de Teatro Girassol Mouriz; Grupo Altis Clube de Paredes; Astro fingido, associação cultural e Grupo de Teatro de Bitarães. Há ainda os grupos do PT Júnior que são o Grupo Teatro Infantil da Associação Clube Jazz de Baltar; Grupo de Teatro Amador Infantil de Cristelo “Tic Tac”; Grupo de Teatro Amador Juvenil de Cristelo; Grupo Infanto-juvenil de Rebordosa “os Mindinhos”; Grupo de Teatro da Fundação A LORD; Grupo de Teatro Girassol Júnior – Mouriz e Grupo de Teatro Juvenil da Sobreira

Educação para adultos tem sido pouco valorizada

Durante a sessão, José Pedro Amorim, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, defendeu que a educação de adultos tem sido pouco valorizada em Portugal e não tem o mesmo peso que a educação de crianças e jovens. “No anterior Governo, de um momento para o outro, terminou-se com a educação de adultos, quando não passa pela cabeça de ninguém, de hoje para amanhã, fechar as escolas”, salientou para exemplificar os diferentes pesos atribuídos a estes ensinos.

O investigador lembrou também que a Constituição prevê que todos tenham igual acesso à educação e à cultura e questionou: “este todos realmente significa todos?”.

José Pedro Amorim abordou depois questões ligadas à literacia e recordou os estudos que mostram que a escolaridade dos pais, sobretudo a da mãe, influencia os resultados escolares dos alunos. “Existem muitos projectos de combate ao insucesso educativo. São investidos milhões e esta questão é esquecida”, sustentou.

O doutorado em Ciências da Educação alertou ainda para a tendência que existe para valorizar um tipo de saber, ligado à escola, e desvalorizar outro, ligado aos conhecimentos adquiridos durante a vida.

“A educação é um instrumento poderosíssimo, para o bem e para o mal, e seria importante que a usássemos ao serviço de coisas como a liberdade, a democracia e a justiça social”, concluiu.