Termina esta semana mais uma Feira de S. Martinho!

É impossível não dedicar este cantinho das letras, que simpaticamente me disponibilizam quinzenalmente, para falar um pouco deste calor que o S. Martinho nos traz a cada ano…

Embora o sol tenha espreitado, a chuva e o frio reinaram este ano. Apesar disso, o calor que o S. Martinho nos traz é imenso: seja o calor dos fogareiros a assar castanhas, seja o calor provocado pela prova do vinho novo, mas principalmente o calor humano!

É bom de ver as nossas ruas cheias de gente que fala, ri, brinca, petisca e abraça o amigo que encontra!

Muitos dizem que é uma feira como tantas outras. É certo que é uma feira, mas tem algo de especial que atrai sempre estas multidões, faça chuva ou sol. O espírito que se vive no S. Martinho é diferente. Quem cá vem durante estes dias sabe bem ao que me refiro!

É bom sentir que os Penafidelenses têm orgulho nesta tradição! Mesmo assim ainda ficamos admirados quando sabemos de amigos que vêm de muito longe para vir a Penafiel ao S. Martinho!

É verdade, mas vêm e gostam e voltam! E que bom é recebe-los cá, apesar da confusão que se instala e altera a dinâmica habitual da cidade…mas vale bem a pena!

São estes momentos e estas tradições que fazem de Penafiel uma terra especial e que deixa o nosso coração carregadinho de um orgulho bom e saudável!

Parabéns Penafiel!