O I Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento – FIACED vai ter lugar em Penafiel. Amanhã, dia 16, e sexta-feira, dia 17, as instalações do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE) vão acolher esta iniciativa.

Neste Fórum estarão presentes investigadores e agentes sociais de África, América, Ásia e Europa. Estão inscritos cerca de 100 participantes entre eles académicos de diversas universidades de Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Gabão, e também de Taiwan, Colômbia, Espanha e Portugal, entre outros. Serão apresentadas comunicações por professores e investigadores especialistas nas áreas em análise neste Fórum, bem como de alguns embaixadores de países de África, e ainda de alguns responsáveis, de várias nacionalidades, dos setores sociais, económicos e financeiros.

A sessão de abertura, está marcada para as 9h00, desta quinta-feira, e vai contar com a presença de Mário Gandra, presidente do ISCE Douro; Antonino Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Inácio Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa; e Ricardo Martins, representante da Entidade Instituidora.

Os dois dias são resumidos em dois plenários e algumas sessões. O primeiro plenário terá como tema “Cooperação, Economia e Desenvolvimento” e será moderado por José Carmo, secretário-geral da Associação Empresarial de Penafiel. Como convidados estarão presentes: Luís Brites Pereira, professor na Nova School of Business and Economics e ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação; Abel Cheng-Hui Lin, representante do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal; Mariana Bernardo de Kerlan Adão Fernandes, da direcção de desenvolvimento de negócios Internacional do Banco Sol Angola, e Marcos Barrica, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola.

O segundo plenário começa às 12h00 e terá como tema “Políticas para o Desenvolvimento”. O moderador deste momento será Armindo Rodrigues, do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e os convidados serão Maria Madalena Brito Neves, embaixadora de Cabo Verde; Yiuri Gualdino Dias, director de risco do Banco Sol Angola; Nuno Abranja, do Instituto Superior de Ciências Educativas; Rosário Machado, directora da Rota Românico, e Alírio Costa, 1.º secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

No dia seguinte, sexta-feira, às 14h00, Luís Picado, do Instituto Superior de Ciências Educativas, modera a sessão plenária intitulada “Organização Institucional, Educação e Formação de Quadros” com Eugenie Eyeang, delegado da Fundação Universitária Ibero americana; Ricardo Martins, representante da Entidade Instituidora, e Armindo Rodrigues, do Instituto Superior Ciências Educativas do Douro.

O tema “Sociedade, Intervenção Social, Cultural e Desenvolvimento”, moderado por Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, fecha a programação. Para este último plenário estão convidados Mário Gandra, presidente ISCE Douro; Paula Teles, CEO da Mobilidade e Planeamento do Território; Santinho Figueira, director Nacional do Fundo de Apoio Social de Angola, e Esperanza Valero Rueda, da Universidade Pedagógica Nacional-Colômbia.

Em nota de imprensa, o município penafidelense explica que o objectivo é “criar um momento de reflexão criativa conjunta, capaz de estreitar laços de cooperação e de criar novas cumplicidades produtivas no relacionamento entre instituições académicos e países”.