“Autismo é Amor” é um evento que está marcado para o próximo domingo, no Parque da Cidade de Penafiel. O piquenique e convívio pretende juntar “autistas, familiares e amigos”, sendo que, ao longo do dia, vão ser ouvidos testemunhos e, ainda proferidas palestras com profissionais de saúde da área.

Este encontro pretende “promover a consciencialização do autismo”, refere a organização. De salientar que, o enfoque destas alterações no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central tem mudado ao longo dos últimos anos. Segundo a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo “70% das pessoas com autismo são dependentes, outras 20 a 25% são semi-dependentes e as restantes são independentes”.

Já segundo a Federação Portuguesa de Autismo há um estudo sobre o número de crianças autistas em Portugal e data de 2005, abrangendo apenas crianças da região centro, com idades compreendidas entre os sete e os dez anos. E se há 15 anos se estimava que 0,09% da população apresentasse sinais de autismo, agora, estima-se que cerca de 50 mil pessoas tenham esta condição neurológica de desenvolvimento. Mas, há muitas ainda por diagnosticar, sobretudo do sexo feminino.

Assim, esta iniciativa, que é promovida por um grupo de pais e que conta com o apoio da autarquia local, é gratuita, e decorre das 10h00 às 17h00, tendo como objectivo a troca de experiências e alertar para esta perturbação comportamental.