O penafidelense Nuno Araújo vai assumir a presidência da Administração dos Portos do Douro e Leixões e Viana do Castelo (APDL). O também presidente da comissão política do PS Penafiel era até agora vogal do conselho de administração e foi designado presidente para o triénio 2020-2022 pelo Ministério das Infra-Estruturas e Habitação.

Nuno Araújo substitui Guilhermina Rego no cargo, mantendo-se como vogais Cláudia
Soutinho e Joaquim Gonçalves.

O conselho de administração já estava em gestão desde o final de 2019.

Ao Verdadeiro Olhar, Nuno Araújo confirmou que foi desafiado e aceitou assumir o cargo. Nos últimos anos, desde 2018, já tinha acompanhado os principais investimentos da APDL. “Agora vou ter mais responsabilidade, mais pelouros, mas acho que estou preparado para o desafio”, refere.

Para os próximos anos, prevêem-se grandes investimentos. Desde logo o aumento da acessibilidade ao Porto de Leixões, com o aumento do quebra-mar e aprofundamento da bacia de rotação e o novo terminal do porto. A concretizarem-se serão cerca de 300 milhões de euros de investimento, tratando-se das “duas maiores obras marítimas do século”. A transformação enérgica do Porto de Leixões, com redução da pegada ecológica, será outro dos grandes projectos que o penafidelense vai liderar.

Foto: Facebook Nuno Araújo

Nuno Araújo tem 42 anos e é natural de Rio Mau. Tem uma licenciatura em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, uma Especialização Internacional em Soldadura, uma Pós-graduação em Engenharia de Segurança no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e um MBA Executivo na Porto Business School.

Já foi vogal e presidente do conselho de administração da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e director da Divisão de Desenvolvimento de Negócio e Internacionalização da EQS, Lda.

Entre Setembro de 2009 e Junho de 2011 foi deputado à Assembleia da República, pelo PS. E entre Novembro de 2015 e Março de 2018 foi chefe do gabinete do então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, agora ministro das Infra-Estruturas e Habitação, ministério responsável pela sua designação neste cargo.

A APDL é a entidade responsável pela jurisdição do Porto de Leixões, do Porto de Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro.

De acordo com os estatutos da APDL , o conselho de administração é composto por um presidente e até três vogais. O mandato tem duração de três anos, podendo ser renovado, até ao máximo de três renovações consecutivas e os membros permanecem no exercício das suas funções até à designação de quem os deva substituir.