Susana Oliveira
Susana Oliveira

A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) apresentou o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que é uma radiografia sobre a saúde financeira das autarquias. Os indicadores relativos ao Município de Penafiel são muito positivos. É interessante ver que, em 2014, Penafiel foi a 7ª autarquia do país com maior volume de investimento e que, apesar desta circunstância, o Município tem vindo a reduzir a sua dívida.

Se estes resultados fossem negativos, não faltariam vozes a levantarem-se na praça pública e publicações nas redes sociais. Mas as boas notícias são para ser dadas e os penafidelenses devem conhecer estes dados, divulgados por uma entidade independente e credível.

Recentemente o Presidente do Tribunal de Contas e antigo Ministro socialista Guilherme d’Oliveira Martins, defendeu a ‘necessidade de articulação do rigor orçamental com a justiça social’, falando à margem de uma conferência sobre poder local. Em Penafiel é isso que a Coligação Penafiel Quer tem vindo a fazer.

Apesar dos constantes cortes nas transferências do Estado e apesar da redução das receitas fiscais, a autarquia cumpre o seu compromisso com desenvolvimento do concelho, sem por em causa a sustentabilidade das suas contas. É obvio que estes resultados só são possíveis devido a uma gestão muito rigorosa e eficiente, realizada pelo executivo municipal, que conta com o empenho de toda a estrutura da autarquia.

O orçamento da Câmara Municipal de Penafiel para ano 2016 mantém os apoios às Juntas de Freguesia, às Instituições de Solidariedade Social, às Associações e Coletividades do nosso concelho. Para além da manutenção destes apoios financeiros, o Município de Penafiel propõe-se a realizar inúmeros investimentos para aumentar a coesão social e territorial do concelho.

Podia enumerar dezenas de obras de proximidade, investimentos em projetos sociais, na modernização administrativa, na área do desporto ou em muitos outros domínios. Mas não posso deixar de destacar o investimento na atração de investimento para o nosso concelho.

Depois de um grande esforço financeiro e administrativo, no processo de aquisição de terrenos para a futura Zona Industrial de Recesinhos, no próximo ano serão investimento cerca de 1.5 milhões de euros para criar as infraestruturas necessárias para este parque industrial receber empresas. Espera-se que a instalação de empresas neste novo pólo industrial da zona norte, possa criar mais postos de trabalho e trazer mais riqueza para Penafiel, à semelhança de outras investimentos privados que têm sido feitos no concelho.

Lamento que, uma vez mais, o Partido Socialista não se tenha associado ao investimento no desenvolvimento do concelho, tendo votado contra este orçamento. Em Penafiel, o PS continua a mostrar um grande desnorte e uma ausência de estratégia relativamente ao futuro de Penafiel.

No dia 22 de Outubro fez dois anos que o Dr. Antonino de Sousa assumiu a presidência da Câmara Municipal de Penafiel. Tenho a certeza que os penafidelenses estão muito satisfeitos com a escolha que fizeram e que, apesar de todas as dificuldades que o país atravessa, os próximos dois anos serão repletos de boas notícias sobre Penafiel e, sobretudo, de boas notícias para os penafidelenses.