O Parque de Feiras e Exposições de Penafiel acolheu o XXIV Encontro de Medicina Geral Familiar da Zona Norte, iniciativa organizada pelo Internato José da Paz, estrutura constituída por internos e orientadores pertencentes ao ACES Vale do Sousa Sul, que juntou 800 médicos.

Segundo Celeste Marinho, assistente da MGF- USF União Penafidelis e directora de Internato José da Paz, a iniciativa além da presença em massa de médicos traduziu-se num sucesso pela qualidade dos intervenientes e qualidade das palestras.

“O balanço foi muito positivo, quer pelo elevado número de participantes (cerca de 800), quer pela qualidade e quantidade dos trabalhos apresentados. Foram dois dias de trabalho muito profícuo para os intervenientes. Houve ainda oportunidade de realizar um programa cultural para dar a conhecer melhor a nossa região. É de todo o interesse para Penafiel receber bem os futuros médicos de família e deixar na lembrança de todos os participantes o bom ambiente vivido na cidade e a hospitalidade que nos foi dispensada”, disse.

Ao Verdadeiro Olhar, Celeste Marinho assegurou que o “sucesso” do XXIV Encontro de Medicina Geral Familiar da Zona Norte, deveu-se principalmente à dedicação dos Internos da direcção José da Paz e foi, também, uma oportunidade para divulgar trabalhos científicos realizados pelos médicos, permitindo a troca de experiências.

“Os participantes ficaram muito agradados com o evento. As opiniões que fomos recolhendo foram muito favoráveis. O sucesso desta iniciativa deveu-se principalmente á dedicação dos Internos da direcção José da Paz. Foram incansáveis na preparação deste encontro”, frisou, salientando que em discussão estiveram temas como relacionadas à Medicina Geral e familiar, nomeadamente: diabetes, patologia cardíaca, patologia pediátrica e patologia respiratória.

Falando da escolha de Penafiel para receber esta iniciativa, Celeste Marinho realçou que, este ano, o Encontro do Internato foi organizado pela direcção do José da Paz, uma vez que esta direcção integra médicos do ACES Vale do Sousa Sul, cujo hospital de referência é o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa. Celeste Marinho manifestou, ainda, que a capacidade do Parque de Feiras e Exposições em termos de lugares associada à facilidade de estacionamento foram determinantes para que o encontro fosse realizado em Penafiel.

“Foi desde logo necessário assegurar um local com possibilidade de acolher os 600 participantes que habitualmente aparecem. A escolha recaiu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, quer pela generosidade do espaço, quer pela facilidade de estacionamento circundante” avançou.

A direcção José da Paz é assim denominada em homenagem ao médico penafidelense José da Paz.

Refira-se que o XXIV Encontro de Medicina Geral Familiar da Zona Norte  contou com a presença do jornalista e escritor líder de vendas em Portugal, José Rodrigues dos Santos, filho de José da Paz, a quem a direcção do internato José da Paz prestou uma homenagem.